252

O maior escândalo financeiro da história de Portugal!

PUB

Foi a maior burla de sempre em Portugal, qualquer coisa como 9.710.539.940,09 €uros!!!
(paga por todos nós, contribuintes, que não podemos reclamar e sem que nenhum dos conhecidos criminosos tenha sido responsabilizado…)

João Marcelino, diretor do Diário de Notícias, de Lisboa, considera que “é o maior escândalo financeiro da história de Portugal. Nunca antes houve um roubo desta dimensão, “tapado” por uma nacionalização que já custou 2.400 milhões de euros delapidados algures entre gestores de fortunas privadas em Gibraltar, empresas do Brasil, offshores de Porto Rico, um oportuno banco de Cabo Verde e a voracidade de uma parte da classe política portuguesa que se aproveitou desta vergonha criada por figuras importantes daquilo que foi o cavaquismo na sua fase executiva”.

O diretor do DN conclui afirmando que este escândalo “é o exemplo máximo da promiscuidade dos decisores políticos e económicos portugueses nos últimos 20 anos e o emblema maior deste terceiro auxílio financeiro internacional em 35 anos de democracia. Justifica plenamente a pergunta que muitos portugueses fazem: se isto é assim à vista de todos, o que não irá por aí?”

O BPN foi criado em 1993 com a fusão das sociedades financeiras Soserfin e Norcrédito e era pertença da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que compreendia um universo de empresas transparentes e respeitando todos os requisitos legais, e mais de 90 nebulosas sociedades offshores sediadas em distantes paraísos fiscais como o BPN Cayman, que possibilitava fuga aos impostos e negociatas.

O BPN tornou-se conhecido como banco do PSD, proporcionando “colocações” para ex-ministros e secretários de Estado sociais-democratas. O homem forte do banco era José de Oliveira e Costa, que Cavaco Silva foi buscar em 1985 ao Banco de Portugal para ser secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e assumiu a presidência do BPN em 1998, depois de uma passagem pelo Banco Europeu de Investimentos e pelo Finibanco. O braço direito de Oliveira e Costa era Manuel Dias Loureiro, ministro dos Assuntos Parlamentares e Administração Interna nos dois últimos governos de Cavaco Silva e que deve ser mesmo bom (até para fazer falcatruas é preciso talento!), entrou na política em 1992 com quarenta contos e agora tem mais de 400 milhões de euros. Vêm depois os nomes de Daniel Sanches, outro ex-ministro da Administração Interna (no tempo de Santana Lopes) e que foi para o BPN pela mão de Dias Loureiro; de Rui Machete, presidente do Congresso do PSD e dos ex-ministros Amílcar Theias e Arlindo Carvalho.

Apesar desta constelação de bem pagos gestores, o BPN faliu. Em 2008, quando as coisas já cheiravam a esturro, Oliveira e Costa deixou a presidência alegando motivos de saúde, foi substituido por Miguel Cadilhe, ministro das Finanças do XI Governo de Cavaco Silva e que denunciou os crimes financeiros cometidos pelas gestões anteriores. O resto da história é mais ou menos conhecido e terminou com o colapso do BPN, sua posterior nacionalização e descoberta de um prejuízo de 1,8 mil milhões de euros, que os contribuintes tiveram que suportar. Que aconteceu ao dinheiro do BPN? Foi aplicado em bons e em maus negócios, multiplicou-se em muitas operações “suspeitas” que geraram lucros e que Oliveira e Costa dividiu generosamente pelos seus homens de confiança em prémios, ordenados, comissões e empréstimos bancários.

Não seria o primeiro nem o último banco a falir, mas o governo de Sócrates decidiu intervir e o BPN passou a fazer parte da Caixa Geral de Depósitos, um banco estatal liderado por Faria de Oliveira, outro ex-ministro de Cavaco e membro da comissão de honra da sua recandidatura presidencial, lado a lado com Norberto Rosa, ex-secretário de estado de Cavaco e também hoje na CGD. Outro social-democrata com ligações ao banco é Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD, que se mantém em prisão preventiva por envolvimento fraudulento com o BPN e também está acusado pela polícia brasileira do assassinato de Rosalina Ribeiro, companheira e uma das herdeiras do milionário Tomé Feteira. Em 2001 comprou a EMKA, uma das offshores do banco por três milhões de euros, tornando-se também accionista do BPN.

Em 31 de julho, o ministério das Finanças anunciou a venda do BPN, por 40 milhões de euros, ao BIC, banco angolano de Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, e de Américo Amorim, que tinha sido o primeiro grande accionista do BPN. O BIC é dirigido por Mira Amaral, que foi ministro nos três governos liderados por Cavaco Silva e é o mais famoso pensionista de Portugal devido à reforma de 18.156 euros por mês que recebe desde 2004, aos 56 anos, apenas por 18 meses como administrador da CGD. O Estado português queria inicialmente 180 milhões de euros pelo BPN, mas o BIC acaba por pagar 40 milhões (menos que a cláusula de rescisão de qualquer craque da bola) e os contribuintes portugueses vão meter ainda mais 550 milhões de euros no banco, além dos 2,4 mil milhões que já lá foram enterrados. O governo suportará também os encargos dos despedimentos de mais de metade dos actuais 1.580 trabalhadores (20 milhões de euros).

As relações de Cavaco Silva com antigos dirigentes do BPN foram muito criticadas pelos seus oponentes durante a última campanha das eleições presidenciais. Cavaco Silva defendeu-se dizendo que apenas tinha sido primeiro-ministro de um governo de que faziam parte alguns dos envolvidos neste escândalo. Mas os responsáveis pela maior fraude de sempre em Portugal não foram apenas colaboradores políticos do presidente, tiveram também negócios com ele. Cavaco Silva também beneficiou da especulativa e usurária burla que levou o BPN à falência. Em 2001, ele e a filha compraram (a 1 euro por acção, preço feito por Oliveira e Costa) 255.018 acções da SLN, o grupo detentor do BPN e, em 2003, venderam as acções com um lucro de 140%, mais de 350 mil euros. Por outro lado, Cavaco Silva possui uma casa de férias na Aldeia da Coelha, Albufeira, onde é vizinho de Oliveira e Costa e alguns dos administradores que afundaram o BPN. O valor patrimonial da vivenda é de apenas 199. 469,69 euros e resultou de uma permuta efectuada em
1999 com uma empresa de construção civil de Fernando Fantasia, accionista do BPN e também seu vizinho no aldeamento.

Para alguns portugueses são muitas coincidências e alguns mais divertidos consideram que Oliveira e Costa deve ser mesmo bom economista(!!!): Num ano fez as acções de Cavaco e da filha quase triplicarem de valor e, como tal, poderá ser o ministro das Finanças (!!??) certo para salvar Portugal na actual crise económica. Quem sabe, talvez Oliveira e Costa ainda venha a ser condecorado em vez de ir parar à prisão….ah,ah,ah.

O julgamento do caso BPN já começou, mas os jornais pouco têm falado nisso. Há 15 arguidos, acusados dos crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas nem sequer se sentam no banco dos réus. Os acusados pediram dispensa de estarem presentes em tribunal e o Ministério Público deferiu os pedidos. Se tivessem roubado 900 euros, o mais certo era estarem atrás das grades, deram descaminho a nove biliões e é um problema político.

Nos EUA, Bernard Madoff, autor de uma fraude de 65 biliões de dólares, já está a cumprir 150 anos de prisão, mas os 15 responsáveis pela falência do BPN estão a ser julgados por juízes “condescendentes”, vão apanhar talvez pena suspensa e ficam com o produto do roubo, já que puseram todos os bens em nome dos filhos e netos ou pertencentes a empresas sediadas em paraísos fiscais. Oliveira e Costa colocou as suas propriedades e contas bancárias em nome da mulher, de quem entretanto se divorciou após 42 anos de casamento. Se estivéssemos nos EUA, provavelmente a senhora teria de devolver o dinheiro que o marido ganhou em operações ilegais, mas no Portugal dos brandos costumes talvez isso não aconteça. Dias Loureiro também não tem bens em seu nome. Tem uma fortuna de 400 milhões de euros e o valor máximo das suas contas bancárias são apenas cinco mil euros. Não há dúvida que os protagonistas da fraude do BPN foram meticulosos, preveniram eventuais consequências e seguiram a regra de Brecht: “Melhor do que roubar um banco é fundar um”.

Ironia d'Estado

O Ironia de Estado é um repositório com informações diárias sobre as misérias que acontecem em Portugal. Destacamos noticias que afectam o quotidiano dos Portugueses a nível social e económico para evidenciar más decisões dos governantes.

Diga o que pensa disto

252 Comments

    • Já o meu Pai diz : "Não há nada mais sujo que o dinheiro e a politica",não é a toa que ninguém no parlamento quer a lei que faz com que deixe de haver o sigilo bancário e o enriquecimento ilícito,, já diz o velho ditado:quem não deve , não teme.Cada vez mais o povo Português está atento ao que estas pessoas andam a fazer e é minha esperança que isto acabe, pois é uma podridão só.Dizem-se eleitos pelo Povo, para representar o Povo, mas na realidade representam sim nada mais que os próprios interesses, o Povo está cansado, eu estou cansada e todos os dias dou agradeço por termos, Jornalistas e Impressa tão boa que, nos informa destas coisas.Força Jornalistas da Lusa,Força Jornalistas do Publico,daqui até parece que querem calar a voz da Informação,mas nunca vão conseguir.

  1. Pois é. E se houver outro 25 de Abril, e desta vez a doer, estes gatunos são os primeiros a fugir para os tais paraísos fiscais, ou para o Brasil, como no tempo da outra senhora. Mas se o povo os conseguir apanhar, não se admirem de um linchamento, como fizeram no Iraque e na Líbia.
    Por isso, e para evitar tanta ladroagem, é preciso uma mão de ferro no poder,mas que seja justa. E a meu ver, só há uma: a de SAR D. Duarte Pio de Bragança, ou de seu filho SAR D. Afonso de Santa Maria. Viva o Rei. Viva Portugal.

  2. Nem eu sei porquê,mas nunca fui muito com a cara de João Marcelino,mas desde já um grande abraço pelo artigo que escreveu,é preciso ser homem com h Grande para escrever um artigo destes,que Deus lhe dê uma longa vida para continuar a escrever matérias do genero,porque tem muito que escrever

  3. Algo me mete alguma confusão!!!! Se o banco do PSD, como o autor do texto afirma, deixou um buraco financeiro de 1,8 mil milhões de euros como se chega à quantia de 9,710.539,08 euros???? E onde està a diferença???? Também não entendo as referencias a Faria de Oliveira!!! porque esqueceu ARMANDO VARA?????? Uhmmmm muito estranho!!!!!

    • …mas p/além destes nrs, ao povo português já foram delapidados 2.4 mil milhões de €, como se explicam estes nrs?…

  4. Com um presidente da república com este curriculum, na Islândia já sabemos o que lhe sucedia.,, por cá é esta "bosta" miserável dão-se ao luxo de gozar todo um povo.

  5. Não haverá em Portugal, uma associação, sindicato, grupo de bons portugueses, que se juntem e levem este caso a tribunal, e tente condenar os culpados. A sacanice vai ficar sem "pai nem mãe". PEDE-SE AOS BONS HOMENS DE PORTUGAL CORAGEM PARA SE JUNTAREM E DEFENDEREM O PAÍS E O POVO., OU SERÁ QUE SOMOS TODOS PARVOS.

  6. É a verdade, Sr. Joao Marcelino, mas atenção ao seu emprego, pois se é verdade que o Sr. Oliveira vendeu os jornais a Angolanos, o mais provável é que os actuais donos do vosso jornal sejam os mesmos donos do ex-BPN (BIC). Na roubalheira são sempre os mesmos….

  7. É um escândalo. Como polde haver moral dos Juizes se entretanto aceitarem a liberdade destes crápulas. É certo, que como ainda não houve decisão final, até prova em contrário os réus são semprfe inocentes. MAS AONDE ESTÁ A INOCÊNCIA? como podem estes srs, alguma vez justificarem a fortuna depois de entrarem tesos na política? e estarem agora riquissimos? a ver vamos.

  8. É vergonhoso termos políticos corruptos, com o principal responsável ,o presidente Cavaco Silva, Estamos na classe do terceiro mundo, com corruptos de alto gabarito . A justiça do povo ,tem que ser igual a nossa realidade.

  9. “Melhor do que roubar um banco é fundar um”.
    Mas agora parece que é melhor afundar um…

  10. O BANCO (BPN ) TORNOU-SE CONHECIDO O BANCO DO ( PSD ) PORQUÊ ? O POVO TEM QUE LER , ESTE MAIOR ESCANDALO FINANÇEIRO,
    E TODO MUNDO CONTINUA CALADO E, A PAGAR O ROUBO DOS OUTROS

  11. Mesmo que se levem 5 ou mais anos a perceber o que se passou e quem foram os (pedaços de esterco) responsáveis por esta javardice do BPN, é obrigatório encontrar e penalizar (no mínimo com a pena de morte) esses merdosos.

  12. É MESMO O MAIOR ESCÂNDALO DESDE SEMPRE, NUNCA NINGUÉM SE ATREVEU A IR TÃO LONGE, MAS TAMBÉM O POVO TEM ANDADO ADORMECIDO, MAS VAI ACORDAR E GRÉCIA, NOS JÁ ESTAMOS EM PIOR SITUAÇÃO. VIVA PORTUGAL. VIVAM OS TRABALHADORES PORTUGUESES.

  13. Tem razão, grande escândalo. O pior é que como este há muito mais!

    Não nos devemos esquecer de protagonistas do governo de José Sócrates, que contribuíram também para o enriquecimento dos próprios e empobrecimento da nação.

    Existem apenas políticos incompetentes em Portugal. É inadmissível. Mas ladrões? É uma vergonha!!
    Existe apenas políticos de profissão com o único objectivo de enriquecerem através de dinheiros públicos. Isto é para mim pior que ladrões de bancos, traficantes de droga ou outros tipos de crime que se possam conhecer. Estes políticos são actores profissionais que enganam milhões para ganhar milhões. Roubam até a pobres para ficarem ainda mais ricos! Não se importam que haja dificuldades, pobreza, fome…
    Noutros tempos tão criticados não vejo que os políticos enganassem assim a população.

    Acabo apoiando mais uma vez este texto. Quanto mais se falar melhor!

  14. Muitas são as histórias de usurpadores de bens públicos que se viram privados de todos os bens, deles e familiares. Façamos o mesmo aqui. Tenhamos coragem portugueses de bem!!!! Vamos continuar a ver os nossos filhos, pais, irmãos, amigos a passarem fome , necessidade de cuidados médicos enquanto estes pulhas nos continuam a espoliar e a gozar conosco? Sabemos bem que só temos um caminho!!!!! Força Portugal

  15. Neste pais nao ha leis para acusar estes corruptos e ladroes que roubou o povo portugues que trabalha paga os seus impostos, esses malfeitores teem imunidade judicial, so ha um meio para todo o dinheiro roubado voltar para os cofres do estado, um golpe militar da direita para por essa gente sem escrupulos dentro das prisoes ate apodrecerem.

  16. Não se diz nove biliões. Quem diz isso são os britânicos e os americanos…
    9 mil milhões, cá são 9 mil milhões.Nos States, são 9 biliões!!!
    O mais costume, e na nossa língua, um bilião é um milhão de um milhão!!!

    Pelos visto o autor percebe é letras… números não fez parte da escola dele!!!

    • Sr. Álvaro, parece-me que é o Sr. quem deve voltar à escola! 9 mil milhões é o mesmo que 9 biliões, e não é só na América, por cá também. Com tanto conhecimento deveria saber que o sistema numérico é universal.
      Realmente não havia nada mais interessante para comentar. Será o Sr. um dos beneficiados nesta história?

  17. Temo que os esquemas que se constituiram oficiais e que remontam á data da entrada da roubocracia, que muitos ilusóriamente insistem em chamar de democracia, continuem no activo pois que o polvo português faz o da gamorra napolitana parecer um pequeno jogo, obrigado amigo e parabéns pela denúncia pública, mas temo que isto só se resolva ao estilo da revolução francesa, pois que o desfilo "inocentes" nas televisões a opinarem sobre as soluções miraculosas que deviam ter implementado quando por lá andaram , é um verdadeiro enxovalho á minha dignidade humana e para ser sincero andamos fartos de deste desfile de vaidades, mas eles que se acautelem a revolução já vem a caminho, do alto das suas gaiolas douradas axam que nada lhes toca, mas como diz o nosso povo "cá se faz,cá se paga", envergonha-me a alma que os figurões do país, andem pelo mundo a pedir esmola de joelhos para um fim à muito anunciado, país nenhum vai a lugar algum sem um sector primário forte , esta é a dor maisor que nos atravessa a alma e não as dificuldades, essas já as conhecemos desde sempre, um muito obrigado por teres amigo o que chamo de consciência socila , algo à muito arredado deste nobre país. A.Mourinho

  18. O caso BPN é só mais uma vergonha em que mais uma vez a ”justiça” portuguesa nada fará.
    Ladrões não são caso raro em todos os países sem excepção, justiça como a nossa é que é um caso raro.

    • Com que moralidade essa
      pessoa que chamam primeiro ministro ainda se deu ao trabalho de baixar o subsidio de desemprego. Como pessoas que querem que sejam tornadas publicas as escutas telefónicas,porque não fazem um lei para mandar todos comparsas acima citados . E eles proprios enteguem-se á P.J. ou para não darem tanto trabalho entreguem-se aos tribunais.Ao menos não roubavam mais.Basta de tropelias.Os portugueses sérios merecem respeito.

  19. Sr Marcelino, este artigo só peca por tardio. A sensassão que me dá é que também a classe jornalistica em portugal anda muito caladinha enquanto lhe convém e quando a sopa acaba hà que agir para mudar de panela. Se tivessem mais responsabilidade e fossem imparciais, o povo não seria tão enganado como tem sido porque só lá está quem os Srs lá poêm e o Sr Cavaco, pai do cavaquismo era visto até hà bem pouco tempo como um exemplo de decência no nosso país mesmo até depois de ter vendido as acções uns dias antes ao Sr. Oliveira e Costa do escândalo rebentar. Pessoas como o Sr., director de um jornal como o JN, também são responsáveis pelo actual estado a que chegamos, chega de retórica temos de agir. Porque não devolver aos portugueses o que lhes pertence retirando do património dessa gente o que nos roubaram?

  20. Eu pergunto. Se for provado este roubo descarado ,porquê , além de serem castigados nâo se lhes retira a pensâo e todo o património?

  21. Enquanto o povo português continuar a votar nos amigos dos ladrões, estes continuarão a salvo e continuarão a roubar. E quando morrerem serão substituídos pelos actuais governantes. Há que votar nos partidos da esquerda que não estão comprometidos com tudo isto. E além disso há que ter uma atitude mais vigilante em relação à actividade dos políticos, quaisquer que sejam.
    No que diz respeito aos direitos dos trabalhadores, estes são cortados devido às dificuldades financeiras, infringindo a lei. Estes ladrões continuam intocáveis. Nada çe estranho quando o supremo garante do Esado, o Cavaco, é um dos deles.

  22. Estou de acordo que nos ultimos anos temos tido governos corruptos, que a unica coisa que fazem e encher os bolços, e continuam a fazelo publicamente e aos olhos de todos, porquê? Porque quem vos alertou do que iria acontecer nao foi tomado em concideração. Quem vai as urnas vota sempre no mesmo, simplesmente mudam de partido, mas a politica continua a mesma. Depois da queda do Estado Novo, quantos partidos politicos estiveram no poder? Se não me engano foram 3, PSD, PS, PP. Porque motivo é que o Português se deixa levar em historias durante tanto tempo. De inicio fizeram-no as escodidas, agora ja não têem vergonha nem medo, entam fazem-no aos olhos de todos, enquanto não tomarem uma atitude que os faça mudar de politica nada vai mudar. Para quem ainda não entendeu estamos a regressar a época do feudalismo mas disfarçado de Républica e Democracia, apelado como Capitalismo.
    Um bom dia a todos os Portugêses de coragem, e tomem a titude correcta. Pençem nos Sargentos que se impuseram à Monarquia.

  23. Era comecar a limpar o sarampo a alguns ,depois queria ver quem se esticavam de novo.
    O povo Portugues e que e o culpado de isto acontecer…..

    • Concordo Hugo, "urge matar o porco para fazer chouriços!" Estas pessoas vivem num mundo de impunidade… nada nem ninguém lhes pode tocar. Creio que só mesmo quando o País bater no fundo é que veremos sangue derramado dos verdadeiros culpados,

  24. O mais grave é que com a justiça que temos, vai ficar mesmo assim, ou seja, mais uma vez a culpa vai morrer solteirona!

  25. Espertos e sabichões são os gestores, directores e administradores, simpatizantes e próximos do PS, que também mamaram nas empresas do universo BPN mas não aparecem em nenhum escândalo…
    Esses sim, aprenderam com Mário Soares (e outros), como meter milhões no bolso sem afrontar "o sistema", roubando através do Estado e não através do banco!
    Colegas de liceu, vizinhos, companheiros de jantaradas e noites com meninas…
    todos juntos em negócios e favorecimentos… mas quando a bolha rebenta, só alguns ficaram com o rabinho de fora…

  26. Senhor Diretor do JN: Não é nenhum escândalo! É um crime, talvez o maior, um crime de "lesa nação" Escândalo é não estarem todos na prisão e sabemos quem são (quase todos). Mas eu tenho a minha vingança: eles vão querer o meu voto e meu voto olhe… e tudo o vento o levou…

  27. Depois de ler, fico perplexo; dá-me a impressão que Portugal nunca foi governado pelo PS, creio que Mário Soares devia ser o primeiro a entrar na dança, não atirem sempre as pedras ao mesmo, ou será para defender os da n/ cobaia?

  28. Eu acho que seria mais clara se notificassem Empresas Portuguesas no Brasil e Banco Portugues em Cabo Verde 🙁

  29. E o povo vai fazer o quê? Nada, como de costume, ou quase nada, protestamos e protestamos, fazemos criticas na net e mandamos "bitaites"… e depois?
    Os culpados continuarão impunes, ou então encontram 1 só gajo em quem botar a culpa, ou 2 vá.
    Quando vierem novas eleições ganharão os mesmos de sempre, e a vida continua… pior, mas continua.
    Povo "manso" servia se a coisa fosse menos grave, agora já não serve. O povo tem mostrado mais "aborrecimento" e menos "revolta". E atenção que revolta não implica partir tudo e matar alguém. A Islândia não precisou disso.
    As crianças já não nascem cá, os jovens casais estão a ir embora e a Segurança Social vai "rebentar"… não há como sustentá-la sem limitar as reformas e/ou pensões a €2000 ou €3000 por pessoa. Um país não aguenta a pagar fortunas assim.
    O BPN é só mais uma gota… é uma "gotona" vá, um balde de água talvez, e Cavaco é provavelmente o pior político de sempre. Os 4-5 maiores partidos não nos têm servido para nada, aliás, os partidos não servem para nada. Só sugam o dinheiro em festas e comícios, motoristas, acessores, etc, etc, etc. Falam muito mas gostam todos de regalias.
    E tu português, o que vais fazer?
    Ver a bola, a novela ou casa dos segredos?
    Mandar bitaites à hora de almoço e jantar, ou "postar" na rede social a dizer que estás muito chateado com o "sistema"?
    Votar na oposição porque sim, e oposição normalmente soa-te a "solução"?
    Monarquia… a sério? Pessoas que não são nomeadas pelo povo a mandar num país? Nem vale a pena comentar muito esta opção.
    Portugal é um país de pessoas individuais. Se formos ver outros países com menos recursos que nós, estes conseguem ser justos e viver bem de um forma tão simples, tão simples.
    A Islândia, a Suiça, a Suécia, a Noruega, etc, etc, não têm mais do que nós para oferecer ao mundo e estão muito, mas muito melhor… e porquê?
    Se não sabes então pára de ver a bola e a novela e vai-te informar Zé.

  30. Gosto muito dos comentários, mas são só comentários o que temos de fazer é uma petição para alteração da lei que não haja limite para a prescrição dos processos, e investigar todos os que receberam dinheiros CEE e comparam jipes lembram-se, e os investimentos que era para fazer boas estradas como a IP3-IP4-IP5 e o que fizeram, estradas da morte e as pescas e agricultura. Portanto se fossem investigar, meio Pais estava preso.

  31. A frase politicamente mais relevante quase que passa despercebida.
    "Não seria o primeiro nem o último banco a falir, mas o governo de Sócrates decidiu intervir e o BPN passou a fazer parte da Caixa Geral de Depósitos…"

  32. É BEM VOTEM NESSE CABRAO, CONTINUEM A VOTAR PS E PSD, AH E TAL NAO Á ALTERNATIVAS, POIS NAO!!!! VOTEM PS OU PSD QUE N TARDA ESTAMOS NO FUNDO

  33. Uma das coisas que mais adoro é a hipocrisia em certos indivíduos.
    Principalmente os fumadores que queixam-se que não tem dinheiro para isto e aquilo.
    Os que ganham para lá dos €2000 ou até €5000 e ainda se queixam.
    Os que gastam 0,70€ num café, 2 ou 3 vezes por dia.
    Os que vão sempre almoçar fora.
    Os que saem no fim de semana à noite, para ir "beber uns copos".
    Os que metem gasolina da cara quando têm opção mais barata.
    Os que usam o carro para fazer 1km para ir ao café ou ir trabalhar.
    Ao menos se investirem, invistam na saúde, mexam-se, corram, vão nadar… para manter a cabeça e corpo são nestas alturas, em que ás vezes faz muita falta.
    O dinheiro que gastam em cigarros e alcool pode ser melhor aplicado, é só usar a cabeça.
    Enfim… eu não me posso dar a estes luxos porque preciso de comer e dar de comer com pouco acima do ordenado mínimo. Mas o que se ouve em conversas na rua ás vezes dá que pensar, se realmente a crise atinge sequer 10% ou 20% da população. Se atinge, ás vezes não parece.
    Quando vejo malta com vencimentos acima dos €5000 em protestos na rua, faz-me pensar.

    • E que tal deixar cada um gastar o seu dinheiro naquilo que quer e lhe interessa? E que tal deixar cada um protestar pelas razões que muito bem entender? Ou alguém que tinha um determinado nível de vida graças ao fruto do seu trabalho/investimento na sua formação deve ficar caladinho no seu canto só porque há gente em pior situação?

      Esta mentalidade invejosa de apontarmos baterias a quem está melhor que nós – nem que seja ligeiramente – em vez de quem nos pôs nesta situação, não nos vai levar a lado nenhum.

      • O comentário era mais focado nos que pouco têm mas esbanjam em bens de segunda e terceira necessidades, e depois queixam-se. A má gestão de quem quando se apanha com algum dinheiro, pensa que este vai durar muito e não usa a cabeça.
        "Ah e tal, comprei uma casa acima das minhas possiblidades e agora é culpa do governo".
        A culpa é de todos os políticos que tivemos até hoje, mas o que critico são também alguns portugueses que disparam para todos os lados, mas não percebem que também existe uma quota parte de culpa própria, em algumas situções.
        Não estou propriamente a criticar o Ronaldo por comprar um Ferrari ou dois, se é que me entende.

  34. Pois diz o Sr e eu concordo ,enviar ao Ministério Publico..mas o que vai dar..em nada,eu pessoalmente já não acredito, nos ultimos anos com algumas excepcções a cambada de politicos que aparecerem são simpesmente ladrões corruptos e bandidos e só lá vai com uma volta de 180º, que apareça alguem que diga basta e que ponha ordem na coisa.

  35. muito obrigado por publicar estas vergonhas dos presidentes deste pais ,eu como sidadao portugues kero k se fassa uma limpeza em portugal no governo e um sem vergonha como o presidente da republica tinha k demitir jaaaaaa povo portugues como pudemos por esta gente a governar o nosso pais .eu nao penso votar mais no k me resta de vida enquanto esta gentussa este no governo ou mesmo em portugal fora com estes sem vergonha todos

  36. Pois, é exactamente isso que faz falta, comentar se os números são 9 mil milhões ou 9 biliões. Agora é que acertaste!

  37. Muito estranho é alguém defender o PSD, perante tais evidências, o texto é sobre o BPN e é OBVIO que é o Banco do PSD, se quiserem fazer um artigo sobre os escandalos de Vara e Jorge Coelho e Ferreira do Amaral e outros ABUTRES que tais… FORÇA

    • De certeza que o BPN não tinha cliente do PS… de certeza…. muito menos do Governo… uma coisa é certa, a assinatura de quem nacionalizou o roubo é do PS. Mas é mesmo do PS? É que não parece… devem ter batido com a cabeça nalgum sitio… nalgum rocha das Caraíbas…

  38. Nada de novo no "Reino de Portugal"!
    Tudo isto é do conhecimento público, do público informado e interessado, aquele que deveria alterar alguma coisa, e deixo a pergunta, qual o resultado (0).
    Quanto ao Sr. João Marcelino, está quase como a justiça portuguesa, lento, fora de tempo e inóquo (para os tubarões), mais uma pergunta, será porque nesta altura o chamado 4.º poder, o jornalismo, está a ver atacados os seus interesses.

    Viva os portugueses e viva portugal, este retãngulo à beira mar "prantado".

  39. como um bando de corruptos do governo consegue desgraçar a vida a milhares de familias . mas o ze povinho segue a votar nesta gente ,kuando chega eleiçoes almoços ,passeios , e promessas , e o povo todo contente vamos a votar depois e filho da pu… a cima e a baixo,ouve muita gente k recebeu ajudas da cee e compraram casas caros de luxo nao devolveram nem tusto e alguns por cima ainda foram para presidentes de juntas de freguesia e agora sao os senhoritos do povo , e a estes nao les passa nada e o pobre k so le toca pagar impostos e mais impostos a minima k nao pague casa imbriagada e prisao para depois leres estas porcarias k fazem e ainda os tens k ver pela televisao a disfrutarem do teu dinheiro
    nao me da vergonha ser portugues mas sim dos portugues k governao o pais

  40. Este jornalistazinho nem piou quando o gatuno pinócrates estava do poder! Porque será que fala agora, eis a questão!

  41. Na Suécia onde resido actualmente, visto que o meu país não me quis dar aquilo que eu tanto necessitava (trabalho, conforto, a possibilidade de criar uma família), houve em tempos um grande escândalo porque uma senhora primeira-ministra cá da parvónia(não é que eles sejam parvos) pagou um chocolate com o cartão de débito do estado que poderia usar apenas no exercício das suas funções para pagamentos relacionados com as mesmas…
    A senhora tropeçou e caiu… espalhou-se ao comprido!

    Deus me livre… um Toblerone que faz cair um governo!

    E há gente em Portugal que acha que não temos mais opções quando vamos votar!

    O português, conhecido por todo mundo, como o povo que foi já dono de meio mundo, não consegue hoje ter a força que sempre nos caracterizou, a coragem para enfrentar o desconhecido como era nosso fado!

    Diz-se que:
    "As armas e os barões assinalados, (hoje só temos barões que nos roubam, e são conhecidos por BOYS, mas as armas têm de reaparecer para terminar com essa especie)
    Que da ocidental praia Lusitana,
    Por mares nunca de antes navegados,
    Passaram ainda além da Taprobana,(por terem a coragem de enfrentar o desconhecido)
    Em perigos e guerras esforçados,
    Mais do que prometia a força humana, (Isto está no sangue do Tuga… não dá para negar)
    E entre gente remota edificaram
    Novo Reino, que tanto sublimaram; (Destruído por sacanas e ladrões)"

    E também as memórias gloriosas
    Daqueles Reis, que foram dilatando
    A Fé, o Império, e as terras viciosas
    De África e de Ásia andaram devastando; (Quando Salazar morreu, e que lá continue, ainda éramos um império e ainda dizíamos ter orgulho de ser a língua mais falada no mundo. Hoje as ex-colónias obrigaram-nos a um acordo ortográfico que ninguém entende. Essas mesmas colónias vêm cá roubar o ouro e nos não deixamos que nos roubem… Simplesmente da-mos-lhes o ouro de bom grado)
    E aqueles, que por obras valerosas
    Se vão da lei da morte libertando;
    Cantando espalharei por toda parte,
    Se a tanto me ajudar o engenho e arte. (Aproveite-se o momento para homenagear aqueles que cantaram e não mais hoje estão connosco. Zeca, Adriano e muitos mais… As vossas vozes de novo serão ouvidas quando o povo voltar á rua para que haja um novo 25 de Abril… mas que se espera que desta vez funcione!).

    Força Portugal…

    • completamente de acordo com este amigo faço das suas as minhas palavras a haver outro 25 de Abril sim mas concerteza nada de Cravos na ponta das armas pois eram para ter sido todos encurralados no campo pequeno e serem todos chacinados na altura e fizeram uma enorme asneira não só não o fizeram ficaram cá todos e eis como o Pais esta neste momento já escrevi isto varias vezes estou pronto para o que der e vier se for preciso dar a minha vida para acabar com esta Cambada de corruptos estarei pronto.

    • estas pessoas são mesmo COERENTES.
      Então o nosso amigo Sanches diz que vive na Suécia – concerteza mt bem – e agora 'atiça' os portugueses que cá estão a votar no PCP !…
      Olhe que foi a Social-Democracia que fez da Suécia o país que é … ou não deu conta até agora ?!
      'Atice' por aí os suecos, diga-lhes que o comunismo é que faz falta e depois…olhe…emigre para a Austrália.
      Não sei se o seu comentário é só 'fé e ignorância' ou está gozar com o seus compatriotas…

  42. “(..) deram descaminho a nove biliões e é um problema político.” Em Portugal e tem toda a Europa, acho que excepto Reino Unido, um bilião, são um milhão de milhões e não mil milhões como nos EUA, ou seja, deveria estar escrito “nove mil milhões”, a diferença é imensa.

  43. blá, blá, blá, blá, blá, blá…. enquanto isso vamos sendo gamados, á boa maneira Portuguesa!!!!!

  44. Os meus mais sinceros parabéns por este artigo. É pena não ter efeitos directos na sociedade!
    A questão é… como mudar isto? Já que se vive num clima de medo e suspeição.

  45. Que tem Armando Vara que ver com este processo? Esse senhor é outro tipo de ladrão, prefere o aço e a sucata para se mexer, além de ter funções administrativas no maior pseudo-banco português (leia-se BCP). O que me espanta no comentário do Sr. é que não avalie a veracidade do que é dito no artigo. Alguma daquelas personagens é fictícia no processo? Algum dos factos narrados é ficção? Enquanto não nos deixarmos de partidarice e começarmos a analisar a vida do nosso país numa lógica plural e não de acordo com os nossos interesses ou ideologias, estes senhores vão continuar a corromper a sociedade em beneficio das suas já enormes fortunas.

  46. a culpa é só e apenas do povo português que sistemáticamente legaliza o roubo e premeia a incompetência com o seu VOTO. Parem com isso e ninguém vote. Tirar o Passos Coelho para meter o Seguro, segnifica mudar todo o Staff que nós vamos pagar e par ter mais do mesmo senão pior. PÕE-TE FINO Ó TUGA!

  47. Independentemente da razão e veracidade dos factos este artigo está muito mau! Citando: “Cavaco Silva também beneficiou […] do BPN […] ele e a filha compraram (a 1 euro por ação, preço feito por Oliveira e Costa) 255.018 ações da SLN, venderam as ações com um lucro de 140%, mais de 350 mil euros. Num ano fez as ações de Cavaco e da filha quase triplicarem de valor.”
    Sr. Autor 🙂 Se 200% fossem iguais a 140% então estariamos muito bem no nosso deficite e % de divida sobre o PIB!!! Se 5% fossem iguais a 10%… os juros da divida eram suaves…
    Vamos ser mais rigorosos? Já que referiu que eram 255,0018 (atenção ao detalhe das 18 ações 🙂 ) …. porque não disse "quase 300 mil ações" !?
    A forma como juntou o Duarte Lima nisso tudo tambem é cómica! …e vindo do nada… aí está o mega vilão assassino no meio da estória toda! – Acho que o rei Ghob, o Bibi e os irmãos Metralha e o tambem tinham participações na SLN…
    Tem toda a razão mas sem a objectividade necessária ninguem vai levar muito a sério o que escreveu, o que é pena!

  48. Muitos parabéns ao autor deste texto, pq. está muito bem explicado, eu não fazia melhor.
    cumprimentos

  49. Também não temos sorte com o jornalismo e jornalistas que temos. Eles tinham poder para ir formando a opinião pública para o descalabro que foram os políticos da democracia, e alertar atempadamente para o descalabro, mas preferiram perder tempo com casas pias e os espirros do Eusébio. Agência Lusa? Deixem-na fechar, não serve para nada e ainda custa muito dinheiro.

  50. Sim Vamos acordar todos mas tem de ser um plural todos e deixar nos de regionalismos clubismos só assim só assim daremos a volta a isto enveredar por um só único Partido Partido Nacional partido da Pátria sendo que todas as votações só aconteceriam com referendos nos somos bons nisso tecnologia fazer sem grandes gastos o povo a votar para leis importantes para o nosso Pais enveredar de novo pelo escudo retomar agricultura ,pescas e outros nas quais somos bons nem que tenhamos de regressar todos a nossa Pátria vamos la Irmãos da Nossa querida Pátria estou a escrever isto e com os olhos cheios de lágrimas pois estou com raiva desta situação Portugal é nosso é a nossa Nação de todos nos e não são estes políticos que lhe podem dar este destino de não termos nem Nação nem casa não temos outra eu estou pronto vamos criar uma pagina para aderirmos todos em massa e fazermos algo a favor da Nossa Pátria.

  51. com certeza escrevi a mesma coisa acima temos o mesmo pensar estava eu a dizer para os Portugueses se unirem mas não será fácil se num quadro destes já li nem se entendem se o Autor desta pagina escreveu mal 9 Biliões e que em Portugal se escreve 9 mil Milhões mas deu para entender enquanto Houver pessoas com vaidade de ser ou escrever melhor do que as outras la esta o povo não se une não se entende e estão todos a favor do políticos com estes passatempos e os corruptos continuam e vão continuar.

  52. O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

  53. Há um pormenor em tudo isto que nunca percebi. Se o banco foi como dizem dirigido por próximos do PSD envolvendo interesses de políticos do PSD etc. qual é então a razão pela qual um governo socialista decide sem hesitar pela sua nacionalização? O que é que era preciso esconder rapidamente da justiça que justificou a decisão de Sócrates, sendo ele socialista e não do PSD? Não foi certamente por simpatia! Quel tal um editorial a explicar as motivações da decisão que tão gravemnete lesou Portugal. Sim, porque foi de facto tal decisão que nos lesou. O resto é a história do BPN, não nos diz nada.

    • Maria da Fonte… psd, ps, cds, pcp… e os outros, são gatos do mesmo saco.. A capacidade financeira de um bacharel em engenharia a estudar politica em Paris e gastar mais de 1500 Euros por dia, segundo um investigação de um nosso jornal, é um bom prenuncio de alguma razão em andarem a tapar o buraco uns dos outros. Os irmãos maçonicos estão em todos os partidos para garantir que o seu sistema vão continuar impune por muitos anos.. 🙁

    • A questão prende-se com o 'too big to fail' e o risco sistémico que colapsaria o sistema financeiro português!
      A nacionalização foi uma decisão que nenhum ministro das finanças quereria tomar mas que qualquer um teria necessariamente que fazer – para evitar a 'bancarrota imediata' -.
      A verdade é que não houve nenhum técnico, de economia, finanças ou outro, que pusesse em questão esse risco até 15 dias depois da medida ter sido tomada e o risco ter sido revertido – momento em que vontades políticas levaram alguns a dizer que o risco sistémico nunca existiu e que tudo foi uma manobra política.
      O problema aqui está no não apuramento das responsabilidades quanto à fraude ocorrida internamente, no banco, que levou a que este risco se tornasse real e a nacionalização inevitável. Esse é o problema aqui! o Madoff nao sai vivo da cadeia nos EUA, mas os congéneres lusos andam a passear e a Justiça não atua.

      A nacionalização não é a questão, foi uma necessidade!

    • À data da nacionalização ouvi um comentador político referir que uma das razões era o facto de algum da Segurança Social estar depositado no BPN. Curiosamente nunca mais qualquer referência a isto.

    • Jose sol, a nacionalização do bpn n foi uma necessidade.
      Custou mais aos portugueses nacionalizá-lo, do que deixa-lo falir

  54. Sinto revolta,repudio,humilhacao, nauseas. Podem ate chamar tudo queqiserem ao/jornalista que escreveu este artigo, nem sei se alguma injustica o moveu, ou se foi apenas um desabafo, pode ate vir a ser comprado pelos indivuduos que noemia neste artigo, nao/seria de espantar porque ao longo da historia sempre existiu muitos, e sao bem co nhecidos,/que apos exporem atitudes contra um poder instituido se deixaram/corromper e venderam.se, mas o que me interessa na verdade sao os factos narrados, e nao/a pessoa/que o escreve, nem voi sequer retirar qualquer ilacao porque na verdade,o que esta expresso nestw artigo e do conhecimento geral do povo portugues, apenas lamento que tudos aqueles que tiveram o poder na mao se refugiem, escondidos atras duma quaquer mascara, ou se tenham/deixado embalar por uma vida ociosa, compensados talvez por uma reforma que lhes permite olhar de cima para tudo sem agirem. Toda e qualquer forma de corrupcao deve ser castigada, nao/existe menor ou maior, porque quando ela e pequena,e se deixa passar, logo logo outra vira com maior ou menor gravidade, e como um assasssino nao/deixa de ser assasssino so pelo facto/de ter morto uma pessoa porque em quaquer moneto pode matar duas,: nao/tenho vergonha de ser portugues,/tb sei que a corrupcao e universal, faz prte da mente humana. Ao longo destes anos todos de "democracia"tenho sentido na verdade o verdadeiro/sentido da palavra, em roma tb existia democracia,/e tb existia corrupcao porque parece que este elemento, CORRUPCAO, faz parte do vocabulario diario dos governantes, mas ate um imperio que parecia ma fortaleza ruiu, tenho certeza que sera o que acontecera aqui, apenas nao deixemos que se prolongue por muito tempo porque o que estes bandalhos estao a fazer nos deixara presa facil de um qualquer imperio imergente que observa e espera……-

  55. O grande problema é que vocês, jornalistas, sabiam que algo andava mal por aquelas bandas e calaram-se ao abrigo de favorzecos traiçoeiros.

  56. A transferência de bens e activos dos vigaristas para cônjuges , filhos e parentes e até o próprio divórcio SÃO ACTOS SIMULADOS que ou são nulos ou anuláveis . Só não actuam porque não querem .

    • esta me…………..de politicos e nao so tem que levar 1………………… num sitio que eu ca sei

  57. este país so la vai quando 1 duzias desta merda de politicos s nao so levar 1 ……………………………..nos cornos

  58. este país so la vai quando 1 duzia desta merda de polkiticos e não so levar 1 —————————– nos cornos

  59. pior que isto tudo, não existe quem queira dar a cara e mudar este estado de coisas,que goste de portugal e dos portugueses e que ganhe força de uma maioria para nos governar.Na europa até da jeito a emigração, nunca portugal teve tantos tecnicos desempregados,assim sendo os politicos que se governem uns com os outros,e o ultimo a sair que apague a luz.

  60. O bpn pode ser uma fraude de todo o tamanho mas o incomodo disto tudo, deste texto fantastico e que nao ha nenhum elemento do partido socialista que seja corrupto! tendo em conta que 9 barragens e 2 auto-estradas, um aeroporto e um TGV, mais uma serie de outros monstros onde os dinheiros foram direitinhos para uns "camaradas"… dava para comprar 2 ou ate 3 bpn's… mas la esta, deves a andar a fazer a tua caminha para o proximo governo.

  61. Muito bem. Sabemos e acreditamos nisto e em muito mais. Conhecemos os problemas e os culpados disto e de muitas outras coisas. E AGORA FAZEMOS O QUÊ?

  62. João

    Isso que está descrito é apenas a PONTA do VEU façam PESQUISA e vão ver as surpresas que aparecem

  63. Portuguesa com orgulho e amor por todos PORTUGUESES.
    Grito de horror, sede de justiça.
    Faço parte dos que tiveram que sair do meu querido Portugal, para ganhar o pão, exijo que estes senhores devolvam ao povo o que lhe roubaram, esteja este roubo nas mãos seja là de quem fôr
    Exijo também que sejam presos até ao fim das suas vidas, assim talvez por piedade os familiares os vão visitar de vez em quando.

  64. SÓ KERO DAR OS PARABENS AO JOAO…E ESPERO K POSSAS CONTINUAR…ACIMA DE TUDO ALGUEM TEM K ESCREVER AS VERDADES…PODE SER K CONSIGAS RESISTIR A MANTEIGA…

  65. Concordo com tudo o que João Marcelino diz. O que se passou no BPN foi, ao que consta, e é a minha opinião, criminoso. Deve ser apurada a verdade e os culpados devem ser condenados sem dó nem piedade. No entanto, a referência à nacionalização do banco é breve e sem desenvolvimento: o porquê da nacionalização do banco? João Marcelino não fala nada sobre isso. Porquê? Talvez uma de três razões: ficará para uma próxima oportunidade (ficaremos à espera…), puro esquecimento (como diretor de um jornal de referência era, no mínimo, inadmissível…) ou então tem qualquer agenda pessoal e/ou político-partidária escondida (o que não quero de todo acreditar…).

    • Caro David! Mas não tenha dúvidas nenhumas que este artigo está "mal acabado". Há tanta coisa que o João Marcelino sabe! Infelizmente não quer acreditar, mas acredite!

  66. O senhor Alvaro Pinheiro está certíssimo, eu também comentei o mesmo sem ver este comentário antes, existem dois sistemas que agora não me recordo a denominação. Na europa, excepto Reino Unido, um bilião, são um milhão de milhões, e um milhar de milhões é um bilhão, "milliard" em inglês.

  67. Só bastava colocar em letras muito pequeninas que a assinatura que nacionalizou este roubo é do esclarecido Sócrates… fala-se muito no texto do PSD mas a coisa mais importante passa ao lado – QUAL FOI A RAZÃO VÁLIDA PARA A NACIONALIZAÇÃO DO BPN? Talvez nas Ilhas Caimão se descubra essa mesma razão… pena não ser válida. Quem defende negocios escuros acaba sempre por cair no buraco… nem que seja o do esquecimento…

    • Mas o autor desta "acusação" sabe a história toda! O PSD nesta história toda são pequenos "ratos da sacristia". Coitado de Portugal!

  68. Pois é alguém deve voltar à escola…esclareça-se no link abaixo com uma eminência da matemática nacional

    . De facto concordo que não seja esta questão muito importante face ao problema inicial em todo o caso………

  69. É vergonhoso, triste, deprimente, haver um Povo de uma Nação que põe o governo do seu País, nas mãos de uns vigarista, Acreditou e voltou acreditar, Estes mafarricos vampiros, e sanguessugas. Até quando vão andar à solta? Se não há Homens em Portugal haja Marias da Fonte, Padeiras de Aljubarrota, ou Deu-´Lá-Deus Martins. Na nossa História existiram Mulheres que defenderam com garra o nosso Portugal. Se a economia das nossas casas, de uma maneira geral, é feita por mulheres venham as Mulheres do meu Pais governar Portugal, a estes monstros levem-nos para alto-mar não merecem ocupar terra no cemitério nem espaço na cadeia
    .

  70. O que é incrível é que toda esta trama passou nas barbas do Banco de Portugal, o Banco daqueles senhores que não andam de clio, que se autopromovem e que gerem números que derrapam n vezes. Ou seja, tá aqui tá aí o "capitão chumbinho" está a aparecer. E parece que "trabalho" não falta, "aquém e além mar"……Meus senhores trata-se dum CRIME social a um nível superior ao de qualquer ditador, só não tem um ingrediente (….digo eu); a bala, de resto tem tudo o que de pior se possa imaginar.

  71. Juizes que julgam estes casos ou são condescendentes ou são colocados no tribunal de Santa Monas de Lá Longe.

  72. Nem mais. No entanto continua no poleiro com aquele sorriso de cera e a continuar a proteger estes vigaristas que nos roubam diáriamente. Quando será feita justiça a sério?

  73. Está redondamente enganada o sr. Álvaro tem toda a razão!!! independentemente do facto n ser propriamente muito relevante aqui… 9 000 000 000 € é muita massa na mesma mas n é o mesmo que 9 000 000 000 000 €

  74. de certeza que ha gente aqui que conhece alguem de alta patente nas forças armadas…desafiem nos a uma revoluçao…eles é que têm poder para tal…eles é que sao os comandantes de unidades regimentos por ai fora…lembrao se do capitao salgueiro maia? pois era so capitao…e fez o que fez…lembrem se que o armamento esta todo nas forças armadas…

  75. Como é possível escrever este artigo e não explorar questões muito importantes como: quem é que, apesar das suspeitas de dificuldades e irregularidades deste banco, sempre fez vista grossa, ou demonstrou incompetência para o cargo que ocupava?; quem "formaliza" o roubo aos portugueses?
    Este artigo ainda consegue fazer uma ligação entre a decisão de nacionalizar e o próprio PSD. É obra! Parabéns.

  76. Maria José Cerqueira

    24/10/2012 ás 13:36 | #50

    Comentar | Citação

    É vergonhoso, triste, deprimente, haver um Povo de uma Nação que põe o governo do seu País, nas mãos de uns vigarista, Acreditou e voltou acreditar, Estes mafarricos vampiros, e sanguessugas. Até quando vão andar à solta? Se não há Homens em Portugal haja Marias da Fonte, Padeiras de Aljubarrota, ou Deu-´Lá-Deus Martins. Na nossa História existiram Mulheres que defenderam com garra o nosso Portugal. Se a economia das nossas casas, de uma maneira geral, é feita por mulheres venham as Mulheres do meu Pais governar Portugal, a estes monstros levem-nos para alto-mar não merecem ocupar terra no cemitério nem espaço na cadeia
    .

  77. É HORA DE UIVAR, PORQUE SE NOS DEIXAMOS LEVAR PELOS PODERES QUE NOS GOVERNAM, E NÃO FIZERMOS NADA POR OS CONTESTAR, PODE-SE DIZER QUE MERECEMOS O QUE TEMOS. (JOSÉ SARAMAGO)

  78. O dinheiro não é sujo! As pessoas e as suas atitudes é que tornam as coisas sujas! O dinheiro traz coisas boas, se for utilizado com pés e cabeça e não ser sôfrego.

  79. Depois de ler o que li, é na realidade nojento o que estes 15 chulos fizeram no BPN, pior, ao País e por arraste aos contribuintes. Até estou mal disposto.

    • Não fique indisposto! O Sr. Marcelino tem muitos mais nomes para divulgar. Está com alguma angústia política em divulgar a lista toda mas aí vai mais alguns: Mario Soares, João Soares, José Socrates. Mas não vomite já pois eles vão aparecer no cardápio!

  80. Só um reparo Sr.Miguel Pereira. O PCP também esteve no poder, e o 1º Ministro foi Vasco Gonçalves. Foram os anos da linda descolonização, nacionalizações e reforma agrária. De resto, devemos-lhes a 1ª intervenção do FMI no nosso país.

  81. era bom que o Sr. João Marcelino contasse a história do BPN pós nacionalização e para onde foram os milhões de euros entretanto gastos. Ele sabe, como toda a gente informada sabe. Porque não conta a verdade toda? Será que foram de "Bandeira" para "Paris"?

  82. Ainda esta gente tem cara p/virem p/o Parlamento apresentar no Orçamento de Estado p/2013 cortes de 10% aos desempregados e pensionistas ! Mortos queriam eles ! tenham vergonha ladrões,a esta gente era confiscar-lhes as contas eos bens.Cadê a n/justiça ?Esta ministra da justiça diz que acabou o rega bofe…sempre quero ver se é verdade !
    Ao que o n/país chegou ?Não foi p/ isto que os Capitães de Abril fizeram a revolução .Agora digam que o Otelo está maluco ? Maluco está o povo que é roubado todos os dias e parece gostar ! Acabemos c/isto,chega esta corja ainda tem tetas p/mamar ? Matemos a vaca!

  83. Eu espero, sinceramente, que exista mesmo inferno, de modo a que TODOS OS TRAIDORES DA NOSSA NAÇÃO vão para lá!!!

  84. O pior é que é verdade mesmo! O que não gostei do artigo, da denúncia, é que faltam muitos nomes. Por ironia do destino profissional posso acrescentar entre outros os DR. MARIO SOARES( e as suas FUNDAÇÕES), DR. JOÃO SOARES (também estava no BPN com a JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA) e finalmente a Família do DR. SOCRATES e ELE mesmo! Assim a lista dos bandidos ficaria completa e não tendenciosa como acima se apresenta! E o AUTOR sabe bem disso! Pena é que não os tenha divulgado o que demonstra má fé! Vamos lá: ABRE A BOCA!

  85. mete cá uma piada ver TODA a gente discutir política como se fosse futebol… uns puxam para um lado outros para outro… mas SERÁ que podem acordar para a realidade?

    ANDAMOS aqui de um lado para o outro em PSD… PS…PSD… PS e o CDS lá no meio de vez em quando… e são sempre anos difíceis e os que tiveram lá foram maus… bla bla bla..

    vocês não tão fartos de ouvir isto??

    O Presidente da república ainda existe em portugal?? PARA que? qual a finalidade?? PARA QUE tanta visita, condecoração… jantares… eventos… cortar-fitas… etc?? PARA QUÊ?

    O presidente da república É ECONOMISTA ….ele é um dos grandes responsáveis pelo estado do nosso país!!!

    ACORDEM AGORA!!! e tirem esta gente do poder e LUTEM JUNTOS.. sim JUNTOS… por um futuro melhor para nós e para os nossos FILHOS…

    não é com conversa de chachada que vamos lá.. e muito menos com mudanças de governo.. é RESPONSABILIZAR quem fez mal… TIRAR de lá quem está lá… e VOTAR democraticamente por um NOVO governo.. com novas "regras" onde quem nos lixa.. é LINCHADO/LIXADO…

    ACORDEM

    já dizia o pai da fanny… "acorda diogo.. acorda!!!"

  86. Onde estão os "juizes, magistrados,etc.,etc. honestos e de caráter?"e onde está a "JUSTIÇA?" PARA QUE SEJAM RESOLVIDOS ESTES E OUTRAS SITUAÇÕES SEMELHANTES TALVEZ ESTEJAM Á ESPERA DA JUSTIÇA POPULAR (EU ALINHO)PARA QUE OS PORTUGUÊSES TENHAM O QUE SEMPRE TIVERAM DIREITO A SEREM RESPEITADOS COM DIGNIDADE.

  87. Realmente, que coisa é esta, o grande culpado, o Cavaco lucrou quanto, segundo toda esta investigação jornalistica? O Cavaco realmente deve ser o chefe deles todos, pois foi o único que nunca fugiu, foi o único que nunca ostentou riqueza, foi o único que tornou a ir a votos. Realmente… que grande conclusão esta, do nosso grande jornalista Marcelino!
    Desculpe-me a ironia, mas este tipo de jornalismo já vem dos tempos do Record. E como toda a gente sabe em Portugal, do Record nunca saiu bom jornalismo!

  88. Estou a ler "A TroiKa e os 40 Ladrões" . o que acabo de ler neste artigo pode muito bem ser um exercicio prático daquele livro. Portugal está na linha da frente neste novo modelo económico.

  89. Há realmente questões que nos ultrapassam a todos e por isso mesmo continuem a acontecer. Esclarecimentos como este são vitais. É vergonhoso que num país "democrático" estas coisas aconteçam. Se acontecem é porque a democracia não está a a contecer. Que sejam condenados os culpados (sejam eles quem forem e sem medos). Os tribunais que condenem e mostrem que são instituições integras em que os portugues podem confiar. Exigemos todos nós que os curruptos sejam castigados. Quem é eleito tem deveres e Obrigações para quem os elegeu. O exemplo de exactidão tem de vir de cima, e os castigos devem ser imputados a todos, eu diria até de forma mais severa a quem está mais acima pois tem responsabilidades sobre muitos. A falta de responsabilização tem de acabar.

  90. BPN vs Alves dos Reis !!! qual a maior fraude pergunto eu, para a fraude Alves dos reis foi uma amostra contra o caso BPN, a diferença entre os casos,
    Alves dos Reis pagou a factura, e o caso BPN somos Portugas que estamos a pagar!!!

  91. Estou de acordo que se ataque as negociatas e toda a corrupção. Que haja denuncia e punição. Mas se até a denunciar não se é isento, como é que chegamos a algum lado? O que falta como resumo da história é que, nós só começamos a pagar todo este regabofe a partir da era Sócrates. Os lucros que foram divididos até aí, foi com dinheiros de depósitos particulares. E se os fizeram foi porque queriam igualmente obter lucros e dividendos excepcionais. Ora bem, pouco me importa o que investiram, e quem lucrou ou perdeu, enquanto eram capitais não estatais. É um pouco como o conto do vigário, só é enganado quem quer lucrar fácil. A pergunta a fazer é simples: PORQUE É QUE O SÓCRATES EMPENHOU O ESTADO PARA DEFENDER QUEM CAIU NO CONTO DO VIGÁRIO?
    O BPN foi criado em 1993. O PS, de 1995 a 2011, em 16 anos, esteve 13 anos no poder. O governador do Banco de Portugal nestes anos foi sempre do PS. Onde esteve a regulação e fiscalização? Não será demasiado óbvio que este regabofe é generalizado e que é tranversal a todos os partidos? Que demanda é esta deste jornalista, João Marcelino? Está contra a corrupção e vigarice em geral ? Não me parece, e sinceramente, ao tentar tapar o sol com uma peneira, reduzindo os culpados aos da cor politica que não é a dele, não está a fazer um serviço aos portugueses, está a fazer o jogo dele e dos corruptos que conscientemente não denuncia.

  92. A diferença é simples! o buraco financeiro refere-se ao prejuizo, ou seja, aquilo que saiu do bolso dos portugueses, portanto 1,8 mil mais 600 milhoes com posteriores consequencias da nacionalizacao… os cerca de 7,9 mil milhoes em falta são desvios de lucros dos tais negocios bem sucedidos, seja na bolsa ou em outras areas, que lesaram apenas socios do banco e/ou titulares de contas no BPN… obviamente que falo daqueles que nao pertenciam ao grupinho dos intocaveis!!
    Quanto ao resto desconheco motivos!

  93. Estes políticos são todos uma cambada de chulos! estou á espera de uma manifestação nacional dos portugueses que não compactuem com estes chulos , manifestação essa a acabar na Assembleia da Republica ! mas mesmo toda a população para á responsabilidade esses sanguessugas do povo português.

  94. OK, mas e o que fazemos com o conhecimeto disto? Está na altura de alterar o sistema para um sistema de democracia directa em que podemos responsabilizar directamente os políticos que nos representam.

  95. Antonio Pinto, o que estão a relatar são factos. Não esteja a defender quem não merece.
    O que queremos todos saber é porque não se põe estes senhores todos na cadeia, e os obrigam a devolver o que nos roubaram.
    Porque não se pode fazer isto?
    Para enriquecerem penhorarm várias gerações.

  96. O governo de Aloprados vai vender a virgindade de quem é virgem mais os orgãos dos portugueses para realizar dinheiro para eles.

  97. É o país da treta, o nosso primeiro ministro ainda a pouco tempo disse que está a devolver ao país o investimento que os portugueses fizeram nos estudos dele.
    Na universidade com certeza aprendeu a roubar o povo, os professores dele ensinaram isso.

  98. Continua com a mesma atitude e missão, o sr. e o grupo editorial em que se insere, de desviar a atenção de gravíssimos "erros" de governação focando em problemas laterais.
    A matriz do artigo é um decalque da atitude passa-culpas do seu reverenciado ídolo. Depois da "má fé" dos mercados, instituições internacionais (onde nem a OCDE escapava) agora temos a desonestidade privada como desculpa de grosseiros erros de governação.
    Uma vez que partidarizou o seu artigo eu pergunto-lhe o que fizeram o Banco de Portugal, PGR, AT, IGF, Tribunal Constitucional e a Ordem dos Advogados (que no período em causa eram instituições presididas ou dominadas por socialistas) em relação tanto à fiscalização preventiva como posteriormente à penalização das pessoas ligadas aos crimes em questão?
    E os snrs. jornalistas? Estavam a olhar para onde?
    Para onde vos ordenavam, deduzo. Só assim se compreende que nas penúltimas legislativas se tenha entretido a cozer e recozer um suposto caso de espionagem que foi unicamente criado com o intuito de desviar o debate do estado miserável das finanças nacionais.
    Reconforta-me saber que este artigo representa um desesperado canto do cisne duma linha editorial. Não vai ser fácil pertencer a um grupo económico que não vive de mão dada com o partido do seu coração.

  99. Para mim, é só a pior decisão politica da nossa democracia, uma vergonha e um fardo pesado que os portugueses não mereciam.

  100. O dinheiro é sujo. Necessário, mas sujo. Basta ver onde há mt dinheiro – futebol e desportos de alta competição – a corrupção que existe. Podemos falar de mil outras áreas semelhantes. Vejam o doc. da tv2 sobre as Sete Irmãs, as empresas de petróleo por trás de milhões de mortos em vários continentes, principalmente no continente Africano.

  101. por acas é um bilião nao é "um milhão de um milhão" mas sim mil milhões, voce nem de letras e pelos vistos nem de numeros ser percebe.

  102. Ficamos a saber o que já era do nosso conhecimento que os políticos são um cambada de corruptos.
    A Minha pergunta é conseguimos nos fazer alguma coisa para mudar isto ?

  103. MUITO AGRADECIDO AO JORNALISTA QUE ESCREVEU ISTO PORQUE SERÁ QUE O QUE INTERESSA AOS PORTUGUESE E DEPRESSA CALADO.OS GATUNOS ESTÃO SEMPRE NO GOVERNO E A PREPARAR O TERRENO PARA GARANTIR O FUTURO. E O COITADITO DO CAVACO QUE VIVE COM PÃO POUCO POR MÊS!!!

  104. E porque não começar simplesmente a exigir que os politicos de hoje e do passado sejam auditados seguindo o rasto das suas fortunas e exigir que as mesmas sejam justificadas. Caso contrario cadeia com eles e reembolso do que roubaram. Se o principal objectivo e palavra de ordem de todas as manifestações bem como telejornais fosse a exigencia desta justiça tenho a certeza que muita coisa teria que mudar no mundo da politica nacional. Vamos responsabilizar os politicos. As dividas infelizmente vamos ter que as pagar. O que não consigo suportar ,e ter de pagar o que um bando de corruptos que se perpetuam andaram e andam a roubar.

  105. Ler este artigo, dá para nos contorcermos de raiva. A mentalidade de todos os portugueses, dos anónimos, de todos os mortais, tem de mudar. Nós temos o direito, o dever e a obrigação ética e moral de denunciar tudo, tudo o que de errado se passa à nossa volta, isto é, de contribuir para acabar, na medida das nossas forças, com a corrupção. Estamos nesta crise por causa disso mesma: corrupção. O nosso país é um país de gentalha política corrupta.

  106. <blockquote cite="#commentbody-607">
    Francisco Rodrigues :
    completamente de acordo com este amigo faço das suas as minhas palavras a haver outro 25 de Abril sim mas concerteza nada de Cravos na ponta das armas pois eram para ter sido todos encurralados no campo pequeno e serem todos chacinados na altura e fizeram uma enorme asneira não só não o fizeram ficaram cá todos e eis como o Pais esta neste momento já escrevi isto varias vezes estou pronto para o que der e vier se for preciso dar a minha vida para acabar com esta Cambada de corruptos estarei pronto.

  107. Creio não haver nada para comentar, dado que a notícia é transparente e conhecida da maioria dos portugueses minimamente informados sobre as questões nacionais..

  108. Nasci em 46. Um dia ergeram-se os clamores. Ouvia-os e via-os …."fascistas", "latifundiários", "opressores", " o povo é quem mais ordena" Ainda não tinha entendido muito bem. Afinal eram gritos proféticos, pois as vozes de hoje já nada ordenam…e muitos dos que cá ficam vão morrer descalços, nos "Aljubes", ou "Caxias" ou "Tarrafais" dos seus lugares de refúgio, porque p´ra muitos as casas já foram, os subsídios viraram esmolas, são apátridas sem o desejarem, porque foram vandalizados, escorraçados, escravos do feudalismo chamado económico .." Ó MAR SALGADO, QUANTO DO TEU SAL SÃO LÁGRIMAS DE PORTUGAL….."

  109. GOZAR COM OS COMPATRIOTAS???? Só pode ser brincadeira o que está a dizer MARIA PIRES … com toda a certeza que o povo na época do 25 de abril não estava ( e desculpe a expressão que vou usar como boa PORTUGUESA QUE SOU) a MERDA que está … era uma povo reprimido ??? sim com certeza mas tinha nome e fortuna e não era em vão tudo o que foi feito pelos nossos antepassados … para ver a serenidade com que fala e sinal que com toda a certeza também não se sente pela crise que abala o nosso país e não venham falar de que por estar a viver fora que com toda a certeza está bem … pois eu fui obrigada a sair do país para poder sobreviver ( sim porque no nosso país ja não se sobrevive …. enterram-se vivos ) com os meus filhos e encontro dificuldades … sim mas não passo fome como ja estava perto de acontecer no meu próprio pais …. fui militar da FORÇA AÉREA PORTUGUESA e saí por minha própria vontade por ver que na época as coisas não eram tão limpas quanto parecia… e vem falar de fé e ignorância?????VALE A PENA RELEMBRAR QUE QUEM GOVERNAVA NA ÉPOCA ERA HOJE O NOSSO PRESIDENTE DA REPÚBLICA e que com toda a certeza tem a esta hora os bolsos cheios e o futuro dos netos e bisnetos assegurados ….. É UMA POUCA VERGONHA O QUE ESTÁ A ACONTECER EM PORTUGAL …. PENA QUE NEM TODOS PASSEM PELA MESMA AGONIA…

  110. Mas esse editorial nunca vai ser escrito porque, e citando o nosso maior poeta "outros valores mail altos se levantam"

  111. a Historia do Bpn n nos diz nada? so pode estar a brincar de certeza, então se são so contribuintes que vão pagar por isso…são estes comentarios e este tipo de desvio do objectivo que desfazem a vontade das pessoas de prosseguir com uma revolução, nós fomos roubados, estamos em crise por causa da corrupção nada mais.

  112. enfim, só haverá uma forma de contornar esse problema:
    Tabelando ordenados no estado (no topo, acima de 5000€) e pugnar por:
    ( “Tabelas de Reformas”: Uma forma de justiça aos que fazem riqueza… equidade na velhice para aposentados quer do estado quer do sector privado…)

    Assim, os trabalhadores que se dizem diferenciados e cerebrais, os crânios que levaram o país à ruína, seriam obrigados a lutarem por melhores remunerações fazendo riqueza no sector privado

  113. Excelente perspectiva e objectividade, estes homens responsáveis pela crise têm de ser julgados e condenados.

  114. Então depois de ler todos os comentários, penso que ninguém devia votar nas próximas eleições.Eu é o que vou fazer.Não voto em ninguém.Se todos fizermos isso vamos ver como é que essa cambada de ladrões se arranja.

  115. Quem me conhece sabe bem que não sou, nem Socialista, nem Comunista, nem defendo qualquer dos governantes desde o 25 de abril. Nenhum!
    Nenhum deles planeou e/ou pensou o país em conjunto com Portugal, com o povo. Esse é burro e atrasado de há 30 anos e hoje o povo português é tratado da mesma forma, apesar da quantidade de licenciados que prolifera e se exibem por aí.
    Há crimes por trás do BPN, mas também na sua nacionalização. Vou explicar porque penso assim, pois o meu raciocínio é diferente do até agora “ventilado”.
    É facto provado, mais do que provado, que houve roubos no BPN, desvios de dinheiro, enriquecimento ilícito, e mais um milhar de situações ilícitas que não conheço, nem quero conhecer.
    Há, claro, responsáveis. Foram aqueles que nada fizeram para evitar o sucedido e aqueles que ganhavam pequenas e grandes fortunas, com negociatas de “chico espertos”, quando deviam ter denunciado os ganhos exorbitantes sem motivo/justificação.
    Então, para qualquer operador do mercado financeiro, economista, director financeiro, governador ou governante, seria normal que só por serem clientes do BPN podiam receber uma remuneração dos seus activos 30% acima do que os restantes operadores do mercado (nacionais e internacionais) pagavam?
    Mas o que interessa isso para o depositante? Quer se tratasse de um ilustre investidor privado, quer se tratasse de uma empresa ou de uma instituição. O que interessava era o ganho fácil, a gabarolice de saber fazer negócios financeiros com ganhos muito superiores à média. O facilitismo que um director financeiro remunerava as disponibilidades das empresas, que lhe pagavam o ordenado, acima da média, era um herói!
    Portanto como era fácil fazer boa figura, era fácil “parecer” bom profissional, esqueceram-se do essencial – GARANTIR A SEGURANÇA DO INVESTIMENTO
    Não é por acaso que em inglês o director financeiro é também chamado de “treasurer”, para além do moderno CFO.
    É o homem do “tesouro”. Os cheque dos impostos são passado à ordem da Direcção Geral do Tesouro e Finanças… do TESOURO! Pois foi enganaram-se e correu mal… TEMOS PENA!
    Agora, todos aqueles que são contra à nacionalização do BPN, podem informar qual era a consequência de não ter sido feita?
    Podem verdadeiramente realizar a enormidade do que aconteceria? Pessoalmente, acho que não! O risco não era sistémico, era ENDÉMICO. Seria o COLAPSO das INSTITUIÇÕES
    1º – Quem eram os clientes do BPN à data da nacionalização? Quais os montantes em produtos financeiros inscritos no Balanço do BPN (só esse tem a garantia do regulador, o BP)?
    2º Desses clientes quantos eram Instituições Nacionais? Do Poder Local (juntas de Freguesias e C. Municipais)? do Poder Central? de Empresas Públicas? Da Segurança Social? Das Misericórdias? Das fábricas das igrejas, ou instituições de outras religiões? E sei lá que mais….
    3º Quantos milhões de euros se perderiam com a declaração de falência do BPN. Quantas Instituições das que mencionei, romperiam de um dia para o outro as suas tesourarias?
    Sinceramente gostaria de esclarecer estas questões.
    Com este esclarecimento os Portugueses deixavam de ser tratados como “BURROS”
    Com este esclarecimento para além dos autores materiais dos crimes do BPN, seriam também julgados os clientes e outros beneficiários daquele regabofe!
    AHHH! Os clientes, então mas porquê? – Questionam os meus amigos – ainda não ensandeci!
    Pois grande parte das perdas do BPN está nas contas dos seus clientes, ou pensam que dos milhões todos que se dão por perdidos se encontram apenas nas contas do Sr. Oliveira Costa ou do Sr. Dias Loureiro? (grosso-modo 10 Mil milhões de euros). Vá… pensemos um bocado!
    Há responsáveis que podiam ter evitado o descalabro que sucedeu no BPN, e por arrasto sucedeu ao país, porque nesta crise está lá contabilizado este gigantesco prejuízo.
    Quando o 1º Ministro à época, coadjuvado pelo seu Ministro das Finanças, e Governador do Banco de Portugal, anunciaram a Nacionalização do BPN não estavam preocupados com o risco sistémico, como lhe chamaram, mas com o RISCO ENDÉMICO!
    Com a nacionalização ficou assegurado, durante um período suficiente, para que os clientes retirassem os seus fundos do BPN, os passassem para outros Banco. Ficando o prejuízo para PORTUGAL ( não para os portugueses, ou bem que somos uma Nação, ou não).
    Os clientes transferiram os valores das suas contas no BPN, para as suas contas noutras instituições de crédito. MAS TRANSFERIRAM OS CAPITAIS INVESTIDOS E OS LUCROS!
    AAOHHHH – pois foi! Ficaram com os ganhos! – mas não somos todos burros? Eles, parecem que não!
    Conclusão:
    Para além do embuste do BPN do embuste da sua nacionalização ainda vamos levar com o embuste do seu julgamento.

    Tenho dito.

    Manuel Bleck Azancot

    (20 anos bancário, lutei diariamente com clientes que pela remuneração mais alta oferecida pelo BPN, transferiam as suas contas para aquela instituição…)

    • Sr Manuel Bleck
      O Sr sabe o que diz. Felizmente existem pessoas como o Sr que estão por dentro destes assuntos e que dão nome às coisas, porque a maioria das pessoas fala do escandalo do BPN mas o cerne da questão passa-lhes ao lado. Quando a verdade nua e crua é exactamente como o Sr a descreveu…parabens por isso.

  116. …com madeira da boa é que se faz uma canoa…a da falência do nosso país cuja riqueza não podia dar para todas as tropelias…Cavaco ainda flutua e a confraria que o elegeu é que está a dar cartas…vale a pena ler, para se aprender qualquer coisa, uma, duas, três vezes….

  117. muito se fala ,,como é habito dos portugueses ,por falta de conheçimentos a luta em portugal não dá grandes frutos,quanto aos políticos,esses têm a imunidade política que se ocupa deles..

  118. Será que não haverá um deputado honesto na Assembleia da República que denuncie este caso e prenderem esses corruptos todos e obrigá-los a devolver ao Pais os valores que roubaram,nem que tenham de ir tirar os seus bens à terceira geração..!

  119. Sempre considerei que o grande causador da desgraça deste país rerside neste Roubo descarado, conhecido por todos os mais altos responsaveis políticos do país sendo Cavaco Silva na minha opinião o responsável máximo , por se ter associado a esta cosma de parasitas (conheço bem o local e vi crescer as vivendas da Coelha, em São Rafael Albufeira). José Sócatres não teve capacidade para meter esta gente na cadeia pois a máquina da justiça tem um peso grande de mais, na proteção dos grandes prevaricadores. ESTAMOS ENTREGUES A GENTE MUITO MÁ.

  120. DEMOCRACIA, é o que nos é dado observar nos comentários de cada cidadão.
    Isto equivale à verdadeira realidade da ordem cívica, financeira e da justiça, actuais.
    DITADURA, é a opressão de opiniões, de ideias e de sonhos.
    Daqueles que querem impunemente:
    – Vir gozar o suor e o amargo das minhas lágrimas ao longo de uma vida.
    – Continuar a esconder as suas "barrigadas" na despesa da sua pequena empresa.
    – Permanecer impunes por se avaliarem filhos de gente nobre ou … sem recursos !
    NACIONALISMO, é ter um Estado sério, Honesto, Social para quem o ajudou a construir. Justiceiro para cidadãos de bem e implacável para oportunistas e inflacionistas.
    NACIONALISMO, É SENTIR MAIS DIFICULDADES EM MANDAR, QUE EM EXECUTAR.

    A REPÚBLICA NASCEU DO CRIME, E NO CRIME SERÁ ANIQUILADA.
    MATEMOS COM ELA, TODOS OS DÉSPOTAS DEMOCRATAS BARRIGUDOS.
    VIVA A MONARQUIA !!!

  121. E o Vitor Contâncio, não teve culpa nenhuma neste caso e no do BPP ?? Se Sócrates nacionalizou o BPN, porque não nacionalizou ao mesmo tempo a SLN ?? Tudo isto me mete um grande NOJO. Por vezes sinto vergonha de ser portuguesa !!!!!

  122. O dinheiro é sem duvida nenhuma o elo do mal pois é o maior vicio instaurado mundialmente ….o vicio cria dependencia no qual a mesma cria isto que esta a acontecer!todos querem poder todos querem ter mais mais e advinhem o que vem a seguir….MAIS!Ja nao existe amor a patria amor ao proximo amor a um futuro melhor!o dinheiro provoca exactamente o contrario!cria tristeza e desgosto para a maioria e apenas uma leve percentagem é que tem direito ao que o dinheiro pode dar…infelizmente a expressao "um por todos e todos por um" perdeu o seu carisma e charme!resumindo e concluindo este pais vai de mal a pior mas no fim nao somos so nos que nos vamos crucificar somos todos!

  123. Pois é , de escandalo em escandalo vai o nosso Pais navegando e de burla em burla a partir da classe politica vai o Povo Portugues pagando e sopurtando! Na realidade o percurso do nosso Pais de há 100 anos pra cá é muito triste, com as primeiras decadas do seculo 20 há deriva , cm a entrada do estado novo q implantou um ditadura bem repreciva só forao 40 anos a analfabetizar o povo e cm a vinda da democracia nos ultimos 37 anos a empobrecer o pé descalso assim como dizem os senhores ladroes da politica! sou contra a pena de morte mas defendo a prisao perpetua mas como a justissa em Portugal é a classe mais degradada porque só funciona por conveniencia só tenha pena q o been Laden qd atacou a america nao se tivesse enganado e espetar cm os Avioes no Palacio de S. Bento.

  124. Uma das coisas que me continua a meter nojo é o facto de neste banco tudo o que de mau foi feito, foi por gentes do PSD no entanto apontam o dedo ao Sócas. Não que o queira defender, mas e que tal o pessoal começar a apontar o dedo ao Inútil de belem e amigos que lixaram tudo. Seria bom relembrar que os PSDs se estiveram a cagar, e na altura em que a malta se viu entre a espada e a parede foram para a porta traseira do hotel onde se encontrava o Ministro das Finanças de Sócrates a pedir "senhor ministro ajude-nos por favor, vamos perder tudo"
    Olhem se calhar mais valia o homem ter dito, queixem-se ao Cavaco, ajudar para em pouco tempo estarem a apontarmos as culpas, esqueçam.
    O PSD gama, e faz o que bem entende, mas para alguns, o Sócas é que se anda a passear por Paris com o dinheiro do BPN. Muito Bem sim senhora.

  125. Li com atenção este artigo. Interessante. Já era do meu conhecimento. Mas há qualquer coisa que não bate certo. Então antes da nacionalização foram elementos do PSD que colaboraram neste embrólio. Certo. Porque é que Socrates resolveu nacionalizá-lo tão rápidamente e por numeros tão baixos ? Não será que o Pinto da Costa e afins estão implicados neste embrólio ? é o que parece. Até prova em contrário eu acredito que sim. Acabaram de publicar na comunicação social contas do Socrates e familia em offshores com milhares e milhares de € … como é que esta familia enriqueceu tão rápidamamente ? Tambem sei que foram os Governos Socialistas e em especial Socrates que arruinaram Portugal ao ponto de o levarem à bancarrota. Esta história não está completa. O final desta história deveria ser mais clara, mas, parece-me, pelo que li, só interessa culpar os PSD´s. Sou a favor de que todos paguem, se for caso disso, mas não escondam toda a verdade.

  126. Gostaria muito de conhecer e apoiar um politico de trabalho e com amor à sua nação.
    Tenho vergonha de escrever o nome a dár a esses Srs. que estão a destruir o nosso trabalho de cada dia,trabalho honesto e com muito suor.
    Desde os capitães que hoje são as máximas patentes,ás reformas chorudas com meia duzia de anos de (trabalho) indemenizações,reformas,todos os maiores luxos à custa de quem trabalha,com toda esta gente a chular nos quem é que fica com vontade de trabalhar? Só mesmo quem é muito burro,eu tenho 60 anos e faço descontos à 48 anos,que acham que devo fazer?Continuar a trabalhar? me parece que é o mais honesto ,pensar assim,aqui estou eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  127. Políticos são todos IGUAIS, quer sejam do PSD ou do ; PS; CDS etc!!!…. Abra-se um "precedente" na Lei !! Vamos sobre as fortunas de familiares! Porque não??!! Temos MEDO de quê??…Pois,… o problema é que todos os "SENHORES" que mandam neste "paizinho" têm "TELHADOS DE VIDRO" .Cambada de mal-feitores da sociedade!! Oxalá apodreçam em vida….e se envenenem na fortuna ROUBADA que têm !!!!!…

  128. Vitor Constancio aconselhou a nacionalização para que? para terem a porta aberta as maiores falcatruas com o resto da massa que la havia e incriminar quem por la passou. esta na cara de toda a jente. So não ve quem não quer.

  129. João Marcelino um director com coragem a explicar devidamente aquilo que grande parte de nós sabia e imaginava, mas que a partir de agora temos toda a certeza.
    Um exemplo de como a comunicação social pode ser um acelerador da mudança inevitável.

  130. Pois a mim diz; diz que vou ter que pagar em impostos acrescidos os desvarios de um banco privado. E o que eu vou pagar, já alguém o ganhou de uma forma 'aparentemente' ilícita. E os agentes estão identificados, nesta e noutras publicações não desmentidas… Até quando ?

  131. <blockquote cite="#commentbody-665">
    josé sol :
    A questão prende-se com o ‘too big to fail’ e o risco sistémico que colapsaria o sistema financeiro português!<blockquote cite="#commentbody-665">
    josé sol :
    A questão prende-se com o ‘too big to fail’ e o risco sistémico que colapsaria o sistema financeiro português!
    A nacionalização foi uma decisão que nenhum ministro das finanças quereria tomar mas que qualquer um teria necessariamente que fazer – para evitar a ‘bancarrota imediata’ -.
    A verdade é que não houve nenhum técnico, de economia, finanças ou outro, que pusesse em questão esse risco até 15 dias depois da medida ter sido tomada e o risco ter sido revertido – momento em que vontades políticas levaram alguns a dizer que o risco sistémico nunca existiu e que tudo foi uma manobra política.
    O problema aqui está no não apuramento das responsabilidades quanto à fraude ocorrida internamente, no banco, que levou a que este risco se tornasse real e a nacionalização inevitável. Esse é o problema aqui! o Madoff nao sai vivo da cadeia nos EUA, mas os congéneres lusos andam a passear e a Justiça não atua.
    A nacionalização não é a questão, foi uma necessidade!

    A nacionalização foi uma decisão que nenhum ministro das finanças quereria tomar mas que qualquer um teria necessariamente que fazer – para evitar a ‘bancarrota imediata’ -.
    A verdade é que não houve nenhum técnico, de economia, finanças ou outro, que pusesse em questão esse risco até 15 dias depois da medida ter sido tomada e o risco ter sido revertido – momento em que vontades políticas levaram alguns a dizer que o risco sistémico nunca existiu e que tudo foi uma manobra política.
    O problema aqui está no não apuramento das responsabilidades quanto à fraude ocorrida internamente, no banco, que levou a que este risco se tornasse real e a nacionalização inevitável. Esse é o problema aqui! o Madoff nao sai vivo da cadeia nos EUA, mas os congéneres lusos andam a passear e a Justiça não atua.
    A nacionalização não é a questão, foi uma necessidade!

    Qual too big to fail? Era deixar aquilo cair e temos pena. Quem lá meteu o dinheiro, se foi em depósitos a prazo tinha o fundo de garantia, se não foi, já sabia que isso podia acontecer. Como pode acontecer em qq banco.
    Aquilo foi nacionalizado porque convinha ao amigo do amigo que não fosse abaixo.
    Garanto-lhe que se aquilo tivesse caído, a economia continuava, as pessoas continuavam cá a precisar de consumir bens e serviços.

  132. Ao contrário do que se diz e do que se pensa, o povo Português, todos nós, não somos assim tão atentos e apesar dos media nos alertarem para estas e outras enormidades cometidas pela nossa classe politica, não deixamos de democraticamente alternar entre os dois partidos que nos governaram desde o 25 de Abril. Assim sendo lamentavelmente somos coniventes com este sistema e temos sido nós, todos, que de forma sistemática temos legitimado o saque continuo a que temos vindo a ser sujeitos.
    Gostaria de dar a conhecer,que não me revejo em nenhuma das alternativas que restam, mas, confrontado com estas realidades não me resta alternativa a não ser escolher de forma aleatória qualquer uma delas. Pois a mim não me vão enganar mais.
    Ainda que outro futuro governo de outra qualquer cor partidária, seja tal como os anteriores (não irei arrolar todos os adjectivos que me apeteceria usar), pelo menos tentarei promover a alternância, dando a outros a possibilidade de se governarem.

  133. NÃO ESTOU DE ACORDO SÓ ESSA CAMBADA É QUE FEZ E ROUBOU? ENTÃO E OS OUTROS MENINOS DO SÓCRATES TODA ESSA CAMBADA HA..HA.. E O DINHEIRO NAS CONTAS CHORUDAS E NAS ILHAS CAIMAN.NÃO ME DIGAM QUE NADA FORAM
    CAPAZES DE FAZER,COITADINHOS…..

  134. <blockquote cite="#commentbody-641">
    Antunes :Maria da Fonte… psd, ps, cds, pcp… e os outros, são gatos do mesmo saco.. A capacidade financeira de um bacharel em engenharia a estudar politica em Paris e gastar mais de 1500 Euros por dia, segundo um investigação de um nosso jornal, é um bom prenuncio de alguma razão em andarem a tapar o buraco uns dos outros. Os irmãos maçonicos estão em todos os partidos para garantir que o seu sistema vão continuar impune por muitos anos..

  135. É curioso como a cada parágrafo se menciona o PSD e só de raspão aparece o nome de quem decidiu colocar a continha desta associação criminosa nas costas dos contribuintes. Muito menos de que partido era.
    Nem sequer se estranha porque foi que o PS tão rapidamente dividiu por todos os portugueses os prejuízos de um banco privado e desde então sempre evita falar muito no assunto.
    Um dia talvez deixe der ser proibido falar o nome de quem é que foi verdadeiramente salvo por esta nacionalização.

  136. D. Maria, o sistema numérico não é universal. Há a escala longa, utilizada pela maioria dos países, e a escala curta, usada nos EUA e Brasil, por exemplo. ) 9 biliões é mil vezes mais que 9000 milhões.

  137. eu lembro me de um grupo armado que se identificava por FP25, eu nem sei bem qual era a sua finalidade pois eu era muito novo, mas sei que eles limpavam o sarampo assim a uns senhores… não é por nada mas está a fazer falta uma coisa assim para fazer uma limpeza geral, já que os casos são conhecidos. Ou será que ninguém tem vontade de pegar numa coisa que cospe caroços de azeitona e começar a eliminar os podres de Portugal…

  138. Temos o país q merecemos.! A politica, civismo, justiça, educacao, saude, economia, etc, são à nossa imagem! Triste ,mas é a realidade! Pagamos pela nossa medíocre cidadania q como país pobre não deviamos ter descorado!

  139. Esta historia ou nao esta bem contada ou nao esta compelta… Antes da nacionalização foram elementos do PSD que colaboraram neste embrólio.. Porque é que D. Pinocrates opta por nacionalizá-lo tão rápidamente e por numeros tão baixos? Quem é que alertou Berardo e o impediu de ficar na miseria?! Não será que ha mais nomes sonantes implicados nesta novela? Assim parece.. Acabaram de publicar na comunicação social contas de Pinocrates e familia em offshores com milhares e milhares de € …ninguem se pergunta como é que uma costureira que declarava 40 contos/ano de repente compra um apartamento na Rua Braamcamp?!! Ninguem se pergunta de onde veio aquele dinheiro todo? Ninguem quer saber?! Antes de atirarem pedras talvez nao fosse mal pensado começar por investigar quem mais lucrou antes de nos deixar na bancarrota. Todos os culpados sem excepçao devem ser penalizados mas nao vamos crucificar uns para salvar outros que nos fizeram bastante pior.

  140. Parabéns Caro João Marcelino pela sua coragem em mostrar os poderes dos nossos governantes!!! Infelizmente vai tudo cair em saco roto!! É hora do povo português abrir os olhos!!!! E parar com estes escândalos e aproveitamento políticos!!!

  141. E ainda o Sr. Presidente da República quer ser muito (Sério) como é possível um economista ver deixar andar,e, depois vem dizer estamos numa situação péssima,mas o Humilde povo Portugues,vai alegremente pagar as Favas, Ladrões.

  142. Se o Povo Portugûes fosse gente boa, já há muito que tinha acabado com esta raça de politicos, enquanto houver esta escumalha a dirigir os destinos de Portugal vamos ser sempre um povo oprimido a morrrer a fome enquanto estes senhores todos os dias fazem um grande banquete á custa dos impostos de quem trabalha, o grande remédio para Portugal é a expulção desta gentinha para o mar alto com bilhete só de ida, para haver paz tem de haver guerra, é o futuro dos nossos filhos que está em jogo.

  143. Alem q o Banco de Portugal, q fechou os olhos era presidido por um ilustre Socialista…
    Não existe isso de PSD e PS…. existem políticos q só estão divididos em partidos para a encenação…. de roubar até partir!!!!

  144. O que não compreendo porque não se julga esta gentinha:
    Devolução das suas fortunas.
    Não direito a reformas bem pagas etc
    Ninguem fala ninguem julga isto é todos dentro do saco mexendo é tudo ????
    JLV

  145. só metendo toda está cambada de corruptos atrás da prisão e sacar-lhes todos os bens que eles passaram a filhos, esposas e empresas em offshores … conseguimos ter o portugal do 25 de Abril!!!!

  146. E eu a pensar que este gajo ía dizer a verdadeira razão pela Qual o Sócrates nacionalizou o Banco!!!!!!! O que ele conta já toda a gente sabe, embora o gajo seja um imparcialão!!!!

  147. Não se arranja aí uns milhares de euros para um pobre contibuinte que precisa de pagar a casa e manter a familia?!! Logo vi que não…Não se pode ser pobre, nem pequeno, nem contribuinte, tem de se ser politico, grande e ladrão, só esses conseguem fazer o mundo girar á sua volta e cortar a fatia do "bolo" (dinheiro do contribuinte) como quiserem…
    Enfim, PORTUGAL NO SEU MELHOR!!!

    Eu quero ir para a Ilha!!!!!

  148. Seria oportuno o Sr. João Marcelino explicar porque não mencionou que o BPN era supervisionado pelo Banco de Portugal cujo Governador era o socialista Vitor Constâncio que como castigo pelo seu "bom" trabalho no Banco de Portugal foi nomeado Vice-Presidente do Banco Central Europeu.

  149. O Banco BPN foi criado para lavagem de dinheiro. Para todos nos nao passava de mais um Banco.

  150. Todos eles vão continuar a gamar pq de esquerda ou direita isso é só apenas um adereço,mas como o povo português continua adormecido e ate parece q nada se passa,estes abusos continuarão a existir,e nas proximas eleições la vai o zé votar nos outros e depois novamente nestes…quando a barriga começar a doer vamos todos gamar para as grandes superficies,ainda não foi preciso por isso mesmo continuamos impavidos e serenos

  151. a cada dia que passa mais me envergonha o meu país…Era meter esta tropa toda na cadeia…trabalham 18 meses e tem reformas milionarias e os desgraçados que trabalharam uma vida inteira tem esmolas…
    depois os americanos metem-nos 150 na cadeia,aqui fica tudo em aguas de bacalhau…porque são todos farinha do mesmo saco… ladrões e chulos de um país que há muito me parece que virou a républica das bananas…
    Volta homem de Santa Comba que estás perdoado…

  152. SÃO OS POLITICOS QUE TEMOS QUE TIVEMOS E QUE TÊM DE MUDAR RAPIDAMENTE….. SENÃO A NAÇÃO ,PORTUGAL UM DIA DEITA FORA 8 SECULOS DE HISTÓRIA E ACABA -SE ESTE CANTINHO LINDO A BEIRA MAR PLANTADO E QUE NÓS TANTO AMAMOS…..

  153. Caro João Marcelino, os meus parabéns por ter tomates e mostrar abertamente a todos a podridão do nosso sistema político de ladrões e hipotéticos assassinos (Duarte Lima)…
    Recomendo-lhe cuidado e atenção quando andar sozinho pelas ruas, é que com gente desta o Sr. corre grandes perigos.
    Mais uma vez parabéns pela TREMENDA FORÇA E CORAGEM!

  154. O problema em Portugal é o facto de as pessoas não estarem contra o sistema de chico espertismo, cunha e corrupção. As pessoas apenas estão contra o facto de não estarem INCLUIDAS nesse sistema.

    Não querem que acabe a corrupção. Antes querem é fazer parte do "clube" dos curruptos para ganharem dinheiro sem o merecerem. Para Portugal, o Isaltino Morais, por exemplo, não é alguem desprezivel. É um modelo do que aspiram a ser.
    Quem foge aos impostos não é visto como um ladrão do Estado, ergo, de todos nós. É visto como uma pessoa esperta, e procuram fazer o mesmo.

  155. Felicito-o pela sua coragem, mas lamento informá-lo se é que o Sr não sabe, que o comentário que irá merecer das personagens mandantes é a de que "os cães ladram e a caravana passa", eles são imunes, estão protegidos pelo nosso sistema democratico-partidário por isso, não creio que corra qualquer perigo, já que a canalha sente que acima deles…não há "nada". Estamos num colete de forças, e não vislumbro forma de nos libertarmos, embora alguns (cada vez mais raros) ousem. Parabens não desista.

    • "e não vislumbro forma de nos libertarmos"… não concordo. é completamente o inverso disso… cada vez há mais que ousam denunciar e apelar a verdade… a menos que não ande assim tão informado. agora como é claro não se podem esperar resultados imediatos… o país e as suas pessoas ainda estão cheios de desinteresse social… cabe a quem acredita e quem quer lutar pela verdade demonstrar a essas pessoas o que realmente se passa.

  156. Problemas laterais ?…Canto do Cisne ?…Por ser capaz de denunciar e colocar num orgão de comunicação de primeira grandeza uma escandaleira destas, representa o canto do cisne duma linha editorial ?…
    Bem se é como diz, então o atoleiro é pior do que eu pensava, ou será que estou de pernas pé para o ar ?…
    Esta gente anda a precisar de tratamento psiquiatrico urgente…vão ver so chove….em Alhos Vedros. Cambada de maníacos sem tino nem vergonha….problemas laterais….apetece-me dizer: nas nalgas..é um descanso

  157. Vou deixar alguns tags… BPN, BPI, Aníbal Cavaco Silva, Dias Loureiro, António Borges, Oliveira e Costa, Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Vitor Constâncio, Fernando Ulrich, Mario Monti, Mario Draghi, Goldman Sachs Europa, Bilderberg, Maçonaria, Lojas, Sociedades Secretas, Máfia, Banco Central Europeu, Fundo Monetario Internacional, Naçôes Unidas, Nato, FBI, CIA, Unicef, Banco de Portugal, Vitor Constâncio, Offshores, Fundacões

    • (…) Duarte Lima, Casa Pia, José Socrates, Santana Lopes, Mário Lino… alguns que me esqueci, 'e que são mesmo muitos.

  158. pode dizer-se que aqui se conta a história dos sem vergonha e seus amigos, que nos desgorvernam, mas eles governaram-se e bem. Ordinártios e indecentes é o que são estes bandalhos. O diabo há-de comer-lhes os ossos, ainda em vida .

  159. Para minimizar estes escandalos só de uma maneira.
    Fazer um levantamento bem feito das riquezes dentro e fora de Portugal de todos politicos e administradores Publicos apos 25 de ABRIL, e tirarlhes tudo BENS, REFORMAS DEMANEIRA QUE FIQUEM SO COM AROPINHA DO CORPO.

  160. E mais fazia
    Toda a familia FICAVA SO COM A ROPINHA VESTIDA TAMBEM, MESMO SABENDO QUE NÃO TINHA NAVA A VER COM ISSO LEVAVA POR TABELA PARA QUE OUTROS NÃO COMETEREM O MESMO ERRO.

  161. Aborrece-me ver tanta cegueira ideológica, gente com tantos factos concretos e objetivos continua ver a branquiar este saque financeiro com rostos todos eles ligados a cavaco e ao psd com o Sócrates…

  162. Ao longo dos anos deixamos o destino do País nas mãos de gente sem caracter e sem moral. elegemos dirigentes sem saber quem realmente eles são. Um País tão pequeno, tornou ingovernavel e insustentavel. Quando se tira dinheiro até a quem ganha 100€ é porque chegamos bem no fundo do tunel sem saída.

  163. falam falam mas manifestam-se com tambores como se tivesses numa festa hippie. ta na hora mas é de partir a loiça caso contrario continuaremos todos a ser comidos e a unica coisa que fazemos é falar

  164. Pergunto eu, porque é que nacionalizaram só o BPN e não nacionalizaram o grupo SLN onde estava inserido o banco???????????????????

  165. Por minha vontade, todos esses nomes que roubaram este país honesto, eu matáva-os, onde estão as forças armadas, o 25 de Abril foi para quem, é tudo uma cambado de chulos, agora queixam-se de tirarem as regalias que nunca as mereceram, é preciso trabalhar para se colher e não roubar como têm feito a função pública e políticos. São instituições que servem para gerir o nosso trabalho e não comer o pão que o diabo nos amassou.

  166. Toda a EUROPA é um falhanço, criou-se uma EUROPA FALIDA, para quem foi bom? Para a Alemanha e França que andaram dar subcídios a malandros e para quem tem Quinta ou Fazendas.
    Plantações para ensacar dinheiro me depois que estava a dar fruto corta-se pela raíz, bom negócio,

  167. Faz agora 7 anos que decidi sair de Portugal em busca de uma vida melhor. Faz agora 7 anos que a empresa em que trabalhei, faliu…tal como muitas outras…. salarios por pagar, premios etc… Emigrei e encontrei o verdadeiro povo Portugues….Lutador… Honesto…Todos os dias leio os jornais e televisao Portuguesa e TODOS os dias vejo estas noticias… CRISE. Jà pensaram que tambem somos culpados ??todos os Portugueses? Porque não agimos? Porque é que de entre milhares de jornalistas so se houve meia duzia?
    Devido ao emprego que tenho, sou obrigado a viagens constantes pela Europa…à uns anos atras na Alemanha foi pedido ao povo para trabalhar mais Duas horas por semana…ninguem gosta de trabalhar mais..mas foi aceite…neste momento sao a maior super potencia europeia. (com isto nao quero dizer que aprecio o povo alemao) Em Portugal quando se falou em dar mais horas…ja todos sabemos o que se passou… Temos culpa por tudo que se esta a passar???? a meu ver …SIM…fomos nos que colocamos esses corruptos no poder…nao falem de à dez anos atras….falem de à mais de 25 anos que "eles" criaram as suas raizes, formas de agir e costumes…
    Temos de ser mais UNIDOS…. temos de lutar pelo que é NOSSO…

  168. Infelizmente é mais uma claríssima e inequívoca mega fraude e acima de tudo corrobora com a minha tese e de muitos,que o principal coveiro desta republica, desde há 20 que está no poleiro com toda corja dele!
    Enquanto este país não der cabo desta escumalha política e destes ladroes vai ter que ser o povo a pagar esta pesada fatura!!
    E tudo isto é porque não ha justiça …Pode ser que o povo se inspire na Gabriela e comece a lavar a honra com…sangue!

  169. A ASAE deveria ser chamada a intervir, já que estes senhores estão todos a comer do mesmo tacho…

  170. Os culpados desta história são muitos e com certeza muito criminosos… mas e a frase "o governo de Sócrates decidiu intervir e o BPN passou a fazer parte da Caixa Geral de Depósitos"… é ou não o momento em que este problema nos entra pela casa a dentro, se senta na mesa e passa a ser parte da família?

  171. Pior que a corrupção da classe política com o benaplácido dos tribunais, é a ingenuidade do povo português em votar nesta gente. Sócrates e os seus amigos, governaram-se, estes governam-se, trataram e tratam das suas vidinhas, alheios aos protestos do povinho. À semelhança de Sócrates e do PS, também Passos Coelho e o PSD, mostram um total DESPREZO pelo sofrimento do OUTRO.

  172. A má gestão dos governos desde o 25/ABR/974 deu nisto. Tinham que chegar ao fundo do tacho! Foram fechando empresas, não exigiram na CEE que ficássemos a produzir alguns produtos sem concorrência (a distribuir equitativamente fabricação especializada pelos países aderentes) para em vez de gerar só importações, gerar também exportações constantes especializadas e contratadas para dar segurança. Contenção das despesas do estado desde início. Como pode crescer a Economia? Saberão eles o que isso é? Ou só percebem de estudos de basófia fiada para irem para o podium discursar e ficar roucos a vociferar mentiras e parvoíces? — Esta é a era do "vale tudo" "aproveita agora que amanhã não há" "Faço eu, antes que seja o vizinho" "primeiro eu, e depois os outros" "A luz verde acendeu" "Galo, galo já amanheceu", e por aí sem destino…é um desgosto! Estar na mão daquele bando de energúmenos (todos da assembleia!).

  173. Os socialistas também têm "telhados de vidro". Basicamente encobrem-se uns aos outros porque assim ganham os dois. Quem fica perder é o mesmo de sempre: O que eles chamam de "povinho".

    Repara que basta o PS começar a apontar dedos ao PSD que o PSD começa a fazer o mesmo. Mas se assim o fizerem, o esquema cai e ficam os dois a perder.

  174. nao sao xulos!!! sao mesmo uma camada de filhos da puta e isto so vai acabar mesmo com guerra!! mas o povo portugues mete o quilhao na brilha e deixa andar o barco!!! politicos,juizes,e advogados era de os matar a todos!! foi a educacao k os pais lhes deram,andaram a pagar os estudos dos filhos pra os ensinarem a ser ladroes…. camada de porcos!!! vou ver o k a ministra da justica vai fazer com esses porcos,e com as lei daki pra frente!!! duvido k os faxa pagar bem pago plo k fizeram!! neste pais devia haver pena de morte pra esta gente…. kem viu este pais rico e kem o ve na miseria!!! ha anos k digo k precisamos de uma eta em portugal,e ja faltou mais!! um dia vai doer…

  175. Simão Bom, não tenho dúvida de que tudo é verdade e vem provar que os grandes exploradores do povo, falam sempre a mesma língua… Mas sabendo todos nós isto, cansados de saber…a pergunta é: O que fazer?…eu tenho ideias para dar a volta a isto. Vamos colaborar?…

  176. é uma vergonha, essa ladroagem devia estar toda presa, deviao ser todos obrigados a repor o dinheiro a um país pobre e roubado

  177. porque estes BURLÕES não são ENFORCADOS, ou como se fazia nos anos 500 e outros, encosta-los a parede ePUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

  178. UMA PESSOA JA ESTA FARTA DESTES TRASTES. NÃO VOTEM MAIS QUE É PARA VER COMO ELES VÃO ROUBAR MAIS, MAS COMO ELES SÃO ARTISTAS ARRANJAM SEMPRE MANEIRA.

  179. o k me leva a pensar e nao votarmos mais nesses pulhas vamos acordar ver o k nos rodia fim aos politico

  180. Estao se a esquecer quem foi roubado perdeu a empresa perdeu a casa deixou de poder pagar emprestimos porque o f…da p…. nao controlou e foi compensado com a vice presidencia do banco europeu,,,,

  181. Sr Manuel ha de me explicar como e que os clientes transferiram o dinheiro para as outras instituicoes porque eu fui uma das pessoas que tinha um mero deposito no bpn e so fui contactado por uma tal sln que nunca ouvi falar nunca subscrevi nada nunca assinei nada reclamei mais de cem vezes fui dos que se juntaram a protestar reunioes com advogados e nunca vi um tusto se o senhor me puder ajudar agradeco……

  182. Porque será que os portugueses deram a maioria ao PSD e CDS?
    Justificação: Porque são um povo corrupto.

Tem algo a dizer sobre isto? Então comente