0

Empresas de gás dizem que preços subiram abaixo da média europeia

PUB

Gas Natural 011636541998001170250

A Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN) já reagiu aos dados do Eurostat ontem revelados e garante que os preços em Portugal subiram menos que a média da zona euro.

“Excluindo o aumento dos impostos, a subida do preço do gás natural em Portugal é inferior à média dos países da zona euro”, repara a Associação em comunicado, explicando que, sem impostos, o preço do gás natural subiu em média 11,2% e que em Portugal o aumento foi de 6,8%.

Ainda no mesmo comunicado, o diretor-executivo da AGN, António Pires, repara que “o preço do gás natural em Portugal foi extremamente afetado, em 2011, pela passagem do IVA da taxa mínima de 6% para a taxa máxima de 23%”, e que, por isso, “os impostos são responsáveis por 61,7% do aumento dos preços entre 2011 e 2012”.

“As consequências deste aumento da carga fiscal na fatura do gás natural são simplesmente brutais”, repara o mesmo responsável.

Já incluindo os impostos, os preços do gás natural subiram 15,6% em Portugal de 2011 para 2012, acima do aumento médio de 10,3% da zona euro e até dos países da União Europeia.

Portugal tem, assim, do gás natural mais caro da Europa, custando 8,5 euros por 100 khw de consumo, segundo dados do Eurostat. E numa análise com base na paridade de poder de compra, o preço chega mesmo aos 10,6 euros por 100 kwh de consumo, sendo a terceira mais cara da Europa.

Contudo, para a AGN, “as comparações com base em paridades de poder de compra não fazem qualquer sentido já que Portugal, não sendo produtor de gás natural, está sujeito aos preços que são estabelecidos no mercado internacional”.

Fonte: Dinheiro Vivo

Ironia d'Estado

O Ironia de Estado é um repositório com informações diárias sobre as misérias que acontecem em Portugal. Destacamos noticias que afectam o quotidiano dos Portugueses a nível social e económico para evidenciar más decisões dos governantes.

Diga o que pensa disto

Tem algo a dizer sobre isto? Então comente