0

Dívida pública aumentou em fevereiro para 126% do PIB

PUB

A dívida pública portuguesa continuou a crescer nos dois primeiros meses do ano, atingindo cerca de 209 mil milhões de euros. Só em juros e comissões, os contribuintes já entregaram à troika 1700 milhões desde a assinatura do memorando.

Os números revelados no Boletim Estatístico do Banco de Portugal revelam que a dívida pública portuguesa continua a crescer todos os dias, tendo atingido no fim de fevereiro os 209 mil milhões de euros, o que representa 126% do Produto Interno Bruto português. Há dois anos, a troika previa que o ponto mais alto da dívida portuguesa não chegasse aos 115% do PIB, valores há muito ultrapassados pelas políticas financeiras do atual Governo. Segundo os dados do Banco de Portugal, no fim de setembro esse racio era de 120,2% e no fim de dezembro subiu para 123,6% do produto. Os números de fevereiro fazem antever que no fim do primeiro trimestre de 2013, o ritmo do crescimento da dívida acelerou ainda mais.

Esta quinta-feira, o Diário Económico revelou o custo do empréstimo da troika que já saiu dos cofres do Estado desde maio de 2011, quando foi assinado o memorando com as condições do empréstimo que têm afundado a nossa economia na recessão.

Só em juros, os contribuintes já entregaram à Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI 1370 milhões de euros até fevereiro deste ano. A este número há ainda que somar 331 milhões em comissões, o que totaliza 1701 milhões de euros. Recorde-se que os juros cobrados ao Estado português são muito superiores ao que o BCE cobra aos bancos, garantindo assim lucros de centenas de milhões à custa das dificuldades da economia que depois são entregues à banca a juros inferiores a 1%.

O juro cobrado pela troika pelo empréstimo – que até ao momento é de 63,3 mil milhões de euros – corresponde a mais de 12% dos restantes juros que o país pagou pela restante dívida pública nos mesmos dois anos, calculados em cerca de 13.7 mil milhões.

Fonte: Esquerda.net

Ironia d'Estado

O Ironia de Estado é um repositório com informações diárias sobre as misérias que acontecem em Portugal. Destacamos noticias que afectam o quotidiano dos Portugueses a nível social e económico para evidenciar más decisões dos governantes.

Diga o que pensa disto

Tem algo a dizer sobre isto? Então comente