0

Crise: casadas e casados prostituem-se para pagar dívidas

PUB

investigacao  Crise: casadas e casados prostituem se para pagar dívidasNão são tão poucas pessoas quanto isso. A crise traz por vezes novas “oportunidades” como arrumar caros e como esta, que é a chamada “profissão mais velha do mundo”.

Há um ano os arrumadores de carros queriam a legalização da sua profissão. Há quem tire algumas centenas de euros como arrumador de carros nos sítios certos.

Segundo a notícia divulgada na altura pelo Jornal Via Rápida. Um arrumador de carros contava na altura que “Sou sozinho, vivo num quarto, e tenho uma filha pequena entregue aos avós. As moedas que vou recebendo como arrumador de carros, dão para pagar o quarto e nem sempre chegam para meter qualquer coisa no estômago e enganar a fome. Se tiver de pagar as multas, será a miséria total”.

Já com a prostituição, as coisas são diferentes. Segundo a Wikipédia, a Prostituição em Portugal, não é uma actividade ilegal de acordo com o Código Penal. No entanto, não é permitido a um terceiro lucrar, promover encorajar ou facilitar a prostituição. Deste modo, é proibida a prostituição organizada tal como os bordeis, grupos de prostituição ou outras formas de proxenetismo.

Quer com isto dizer que se um terceiro promover tais actividades, é ilegal. Mas se uma pessoa o quiser fazer, passa a ser legal.
É o que acontece com muitos e muitas que, com a actual crise e sem muita alternativa, decidiram  entrar nesta profissão.
É uma profissão de risco, não só de Doenças Sexualmente Transmissíveis como da violência e da fragilidade da mulher, mas também do homem.

Maior incidência no Norte

Viana do Castelo e Ovar são zonas que estão a dar problemas à GNR, no combate à prostituição. Uma rede de incentivo à prostituição foi desmantelada em 2010 pela operação “Reis da Mata” dirigida pela PJ, mas um pouco por toda a mata voltaram a encontrar-se mulheres, algumas “organizadas” e “vigiadas” por homens que as usam para o seu belo prazer.
Agora, e segundo adiantou o Jornal O Crime no início do mês de Agosto, até homens procuram a sua sorte, alguns casados, com vista ao pagamento imediato de dívidas e à sua sobrevivência. Para além de ter a maior zona de homossexuais do Norte, a Zona Florestal de Ovar já teve a maior rede organizada de prostituição feminina.

Forças de segurança com pouca margem de manobra

O facto de a prostituição há mais de 30 anos ter sido despenalizada, isto é não constituir crime, não permite grande espaço de manobra às autoridades, afirmou o mesmo jornal:
No entanto, a GNR de Viana do Castelo organizou no espaço de ano e meio várias operações no combate à prostituição. A primeira a 26 de Janeiro de 2012, cumprindo dois mandatos de busca por crimes de lenocínio, ou seja, o lucro e exploração por terceiros desta actividade.
Já em 15 de Novembro de 2012 foram detidos em flagrante delito dois portugueses, de 34 e 53 anos, também pela prática de lenocínio.

Fonte: Tugaleaks

Ironia d'Estado

O Ironia de Estado é um repositório com informações diárias sobre as misérias que acontecem em Portugal. Destacamos noticias que afectam o quotidiano dos Portugueses a nível social e económico para evidenciar más decisões dos governantes.

Diga o que pensa disto

Tem algo a dizer sobre isto? Então comente