0

Camara de Famalicão concede credito de 50 mil euros a empresas e não cobra Juros

PUB

Famalicão

A Câmara de Famalicão vai emprestar até 50 mil euros, sem juros, a micro e pequenas empresas que queiram desenvolver negócios inovadores no concelho, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, aquela será a participação do município no programa Finicia II, hoje lançado, que disporá de um fundo total de 250 mil euros para um período de um ano.

Os restantes 200 mil euros são financiados pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, com um ‘spread’ de 2,5 por cento, sem encargos adicionais.

O objetivo é que as empresas interessadas em investir no concelho e criar emprego consigam aceder ao crédito a condições “extremamente vantajosas”.

No futuro, aquelas duas entidades poderão reforçar a sua participação no fundo, em função dos objetivos e resultados alcançados.

O apoio financeiro é limitado a 45 mil euros por cada projeto e terá um período de reembolso mínimo de três anos e máximo de seis, com o máximo de um ano de carência de capital.

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, considerou este apoio às micro e pequenas empresas do concelho como “fundamental” para o crescimento da atividade empresarial e para o aumento da empregabilidade.

Paulo Cunha lembrou que no Finicia I foram aprovados 33 projetos empresariais, num total de 58 candidaturas, correspondendo a 94 postos de trabalho criados e a um investimento de perto de um milhão de euros.

Dos projetos aprovados, 67 por cento são da área dos serviços, 18 por cento da indústria e 15 por cento no comércio.

O Finicia II destina-se ao financiamento de pequenos projetos empresariais aos quais seja reconhecido interesse para o município.

Entre as condições de elegibilidade dos projetos estão as características inovadoras ou diferenciadorasface às empresas instaladas no concelho ou na região.

Podem candidatar-se ao novo fundo as micro e pequenas empresas do concelho que pretendam desenvolver projetos empresariais nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, construção e serviços.

Fonte: ZAP

Ironia d'Estado

O Ironia de Estado é um repositório com informações diárias sobre as misérias que acontecem em Portugal. Destacamos noticias que afectam o quotidiano dos Portugueses a nível social e económico para evidenciar más decisões dos governantes.

Diga o que pensa disto

Tem algo a dizer sobre isto? Então comente